Diretor Guillermo del Toro ganha Globo de Ouro 2023 por ‘Pinóquio’
Com um trabalho de 14 anos no filme 'Pinóquio', Guillermo del Toro garantiu o Globo de Ouro de Melhor Filme de Animação.
O renomado cineasta Guillermo del Toro garantiu mais um prêmio em sua brilhante carreira. Isso porque, na última terça-feira (10), o diretor levou para casa um Globo de Ouro na categoria de “Melhor Filme de Animação”.
O filme “Pinóquio“, animação da Netflix, superou outros grandes nomes do gênero. Dentre os selecionados para disputarem o Globo de Ouro como Melhor Filme de Animação, estavam: “Gato de Botas 2: O Último pedido”, “Inu-oh”, “Marcel the Shell with Shoes On” e “Red: Crescer é uma Fera”.
A descrição disponível no título de “Pinóquio“, na plataforma do streaming, revela que Guillermo Del Toro passou 14 anos desenvolvendo a animação.
O trabalho do cineasta mexicano foi reconhecido pelo público, deixando o filme entre as produções mais assistidas por várias semanas consecutivas no catálogo da Netflix.
Guillermo del Toro também recebeu indicação em outras categorias no Globo de Ouro 2023, com nomeações para Melhor Canção Original e Melhor Pontuação. Essas indicações consagram a carreira brilhante do diretor mexicano.
Veterano das premiações
Essa não é a primeira vez que o cineasta recebe um prêmio do Globo de Ouro. Em 2018, Del Toro ganhou o prêmio de Melhor Diretor pelo filme “A Forma da Água”.
No mesmo ano e pelo mesmo filme, o showrunner garantiu o prêmio de “Melhor Diretor” no Critic’s Choice Awards, no BAFTA e no Oscar.
O cineasta discursou na noite de premiações do Globo de Ouro, quando afirmou:
“Animação é cinema. Animação não é um gênero infantil, é um meio”, declarou.
Guillermo del Toro wins the award for Best Animated Motion Picture. #GoldenGlobes pic.twitter.com/LAs0Szn03s
— NBC Entertainment (@nbc) January 11, 2023
Tradução: “Guillermo del Toro ganha o prêmio de Melhor Filme de Animação”.
Mais sobre ‘Pinóquio’, de Guillermo del Toro
Na 22ª adaptação de “Pinóquio”, Del Toro conseguiu conquistar o público com sua perspectiva e inovação. Na história mostrada pela Netflix, Gepeto está na Itália, em um cenário que antecede a Segunda Guerra Mundial.
Então, o personagem vive em um país que sofre a opressão pelo fascismo de Benito Mussolini. A animação mostra o marceneiro passando por um grande sofrimento depois de perder o filho.
Assim, em certa noite, o pai enlutado, deprimido e bêbado constrói um boneco de madeira, na tentativa de recriar seu amado filho. Seu sofrimento comove uma fada e ela decide dar vida ao boneco do marceneiro.