Entenda a referência ao Pelé em cena clássica de ‘Chaves’
Fomos enganados a vida inteira... saiba por quê.
Se você já assistiu a alguns episódios de “Chaves“, programa mexicano transmitido pelo SBT no Brasil, certamente se lembrará de um dos episódios clássicos em que toda a vila decide ir ao cinema assistir a um filme.
Ao longo dessa aventura, uma frase acabou se popularizando:
“Teria sido melhor ir ver o filme do Pelé.”
Aqui, vemos dois clássicos se encontrando. Afinal, Pelé, ex-jogador de futebol que morreu no dia 29 de dezembro do ano passado, foi tricampeão mundial e é venerado por todos na América Latina e no restante do mundo. Porém, há um mistério acerca desse momento épico de “Chaves”.
Chamado de “Vamos ao cinema”, o episódio mostra todos os personagens decidindo ir ao cinema. Nessa aventura, vemos até mesmo o Chaves aproveitando o momento… Quer dizer, em partes, pois a escolha feita pela turma não agradou muito o personagem.
Chateado, então, ele decide falar a frase que virou sucesso. Bom, o mistério que há por trás dessa frase é que, na versão original, Roberto Bolaños, responsável por interpretar o personagem de Chaves, faz menção a um de seus filmes, chamado “El Chanfle”. Logo, a frase original, em espanhol, é:
“Mejor hubieramos ido a ver al Chanfle.”
‘El Chanfle’
Embora Pelé não tenha sido originalmente o nome mencionado, a história de “El Chanfle” fazia sentido para aquele momento. Afinal, era um filme lançado recentemente por Bolaños.
No estilo de “Chaves”, o filme contava a história de um jogador que estava frustrado com a vida, e no fim acabou se tornando um roupeiro, isto é, uma pessoa responsável por cuidar dos uniformes dos jogadores.
Mas a principal razão pela qual o nome sofreu alteração é porque o filme nunca foi lançado no Brasil. Portanto, não fazia muito sentido mencioná-lo, então os dubladores tiveram a incrível ideia de adaptar, tornando o momento icônico entre os fãs brasileiros.