Os animais percebem o tempo de forma diferente que os humanos; saiba mais
Os animais têm uma percepção de tempo maior do que os seres humanos.
Você já se perguntou como funciona a percepção de tempo dos animais? Obviamente, para os bichos o tempo não passa da mesma forma como para nós, seres humanos. Cada animal possui sua própria forma de percepção, havendo, assim, diferenças entre eles em relação a essa passagem de tempo.
O tamanho dos animais é um fator importante, que faz com que, dependendo da sua estatura, essa percepção seja mais rápida ou mais lenta.
Sabe-se que os bichos de pequeno porte possuem uma noção maior de tempo, se comparados aos outros animais de médio e grande porte. Confira mais informações sobre a percepção de tempo dos animais a seguir!
Entenda melhor como cada animal percebe a passagem do tempo
Alguns animais têm uma noção de tempo muito mais rápida do que os seres humanos, e isso acontece por conta da visão deles. Certos tipos de bichos possuem uma taxa de mudança de visão de 300 vezes por segundo, enquanto os humanos possuem apenas 65 vezes essa taxa de visão por segundos.
O ambiente em que se encontram e o estilo de vida que os animais levam também são fatores que devem ser considerados. Quanto mais rápido for o estilo de vida, maior é a capacidade de percepção de tempo desse animal. Os estímulos visuais dos bichos é que conseguem dar a eles esse tipo de percepção.
Uma pesquisa feita pela British Ecological Society, em Edimburgo, conseguiu detectar que os animais que possuem a maior velocidade de percepção de tempo são os vertebrados: cachorros (75 Hz), salmão (96 Hz) e papa-moscas (146 Hz).
Já os animais mais lentos, nesse quesito são as estrelas-do-mar e a coroa de espinhos, ambas com apenas 0,7 Hz. Outra curiosidade é que as libélulas e as varejeiras possuem 300 Hz de capacidade de visão.
Por conta do alto nível de poluição luminosa, os animais terrestres possuem uma capacidade menor de percepção do que os aquáticos, por exemplo. Além disso, animais da mesma espécie também podem ter diferenças de percepção de tempo, assim como os humanos.