Roteirista explica cena POLÊMICA em ‘Avatar: O Caminho da Água’
A cena acabaria acontecendo de qualquer forma. Entenda a questão.
[Alerta de spoiler! A matéria a seguir contém revelações sobre “Avatar: O Caminho da Água”.]
“Avatar: O Caminho da Água” chegou aos cinemas em dezembro de 2022 e está dando o que falar nas mídias sociais. E principalmente por causa de uma cena polêmica que não conseguiu agradar nem um pouco aos espectadores.
Por isso, devido a essa grande insatisfação, a roteirista do filme, Amanda Silver, veio a público para explicar a razão de tudo aquilo ter acontecido em um dos momentos finais.
Enredo de ‘Avatar: O Caminho da Água’
A trama por trás de “Avatar 2” tem como foco o mundo de Pandora anos depois dos acontecimentos registrados no primeiro filme, lançado em 2009. Os Na’vi estão vivendo tranquilamente. Neytiri e Jake Sully estão, finalmente, criando seus filhos e vivendo como podem.
Até que uma ameaça surge, novamente, e os obrigará a defender seu povo dos humanos. Entretanto, no meio de toda essa ação, incerteza e luta, houve uma cena que o público não curtiu nem um pouco, que diz respeito ao personagem de Spider, filho do humano Miles Quaritch, o qual atuou como antagonista no primeiro título.
Após morrer, Miles Quaritch voltou à vida na pele de um Na’vi, e seu objetivo é dar um fim ao povo de Pandora, o que o motiva a voltar como vilão. Mas, durante o tempo em que Miles esteve ocupado com outros objetivos, seu filho passou a ser criado por Neytiri e Jake Sully.
Em um dos momentos finais da trama, Spider recebe uma proposta de seu pai para destruir todos que faziam parte daquele povo. Assim, sem demora, Spider liberta seu pai, e então tudo começa.
O fato de Spider dar a oportunidade de começar uma grande matança irritou o público. Muitos ficaram indignados, sem entender exatamente o que havia acontecido, pois até então todos estavam torcendo para que as coisas se desenrolassem de forma positiva, mas não foi o que aconteceu.
A grande explicação
A fim de acalmar o público e explicar o motivo que teria levado a cena a acontecer, a roteirista Amanda Silver se pronunciou durante uma entrevista à Variety. Ela afirmou que:
“O filme permite que Spider explore esses sentimentos ambivalentes que está tendo e, quero dizer, eu acho que é legal que o público esteja dizendo: ‘Não o resgate!’. Mas a ideia de que Spider é compelido a resgatar Quaritch é interessante de um ponto de vista do personagem.”
Além disso, em outros momentos, o ator responsável por interpretar Quaritch já havia compartilhado que, nas próximas obras – “‘Avatar 3” e “Avatar 4” –, não podemos acreditar na ideia de que o vilão se tornará um grande amigo do povo Na’vi, e sim o contrário, ele é que será o grande vilão. Talvez, ainda maior do que já tem sido.
“Avatar: O Caminho da Água” está nos cinemas, enquanto a primeira produção, “Avatar”, lançada em 2009, pode ser encontrada na plataforma do Disney+.