‘Fate: A Saga Winx’ foi cancelada e o motivo pode atingir outras séries famosas
Mesmo com o sucesso de audiência, a Netflix não aprovou a renovação das aventuras de Bloom, e motivo circula outros projetos.
O cancelamento de “Fate: A Saga Winx” pode ter uma direta relação com a demora para a renovação de “The Sandman”, já que ambos os seriados apresentaram uma boa crítica de público e audiência.
O que diferencia os projetos, além de suas particularidades narrativas, certamente é o quanto a Netflix quer investir no projeto, visto que, ainda com muito sofrimento, a história de Morpheus demorou a ter o sinal verde para a nova temporada.
O criador da série, Brian Young, anunciou em suas redes sociais, no começo de novembro, que o seriado que fez a adaptação da animação da Nickelodeon estava oficialmente cancelado em sua segunda temporada.
Na publicação realizada no Instagram ele comenta: “Portanto, esta não é uma notícia divertida para compartilhar, mas a Netflix decidiu não avançar com a terceira temporada de Fate: A Saga Winx“.
“Isso é especialmente difícil porque eu sei quantos de vocês adoraram a série. É de partir o coração. Estou muito orgulhoso de todos que trabalharam no programa e muito feliz por podermos contar as histórias que contamos.”
Mesmo com a confirmação do showrunner e a despedida do elenco, a produtora não apresentou nenhuma resposta oficial para o cancelamento.
Contudo, algumas falas e situações em torno de suas produções indicam que o verdadeiro motivo está ligado ao uso de efeitos especiais, procedimento que custa um valor acentuado dentro das produções, além de serem de extrema importância para o projeto, complementam a qualidade com a qual o produto vai ser entregue aos assinantes.
Nail Gaiman falou com o público através do Twitter que sua série era uma produção cara, a segunda temporada só aconteceria se os números fossem muito bons para que a Netflix liberasse o dinheiro para produzir os novos episódios. Algo que está relacionado diretamente com a declaração do supervisor de efeitos visuais da segunda temporada de “Fate: A Saga Winx”.
Em entrevista ao Cosmopolitan, David Houghton, que foi supervisor dos efeitos visuais da segunda temporada, comentou o alto valor dos custos para a produção dos episódios. Ele cita a variedade de monstros, locais e poderes que precisam ser usados, conteúdos que precisam ser bem-trabalhados e polidos para transmitir maior qualidade nos episódios. Em sua fala, ele ainda comenta a maior cena com o uso de efeitos do seriado, que foi a batalha final das Winx.
Até o momento, o cancelamento do seriado parece ter sido uma decisão final, retornar mais tarde pode prejudicar o andamento de como a história estava sendo contada.
O Showrruner, Brian Young, relatou em entrevista que na terceira temporada grandes coisas aconteceriam com as personagens, algo que certamente traria maiores custos que não foram liberados no orçamento da empresa.
A instabilidade da Netflix com seus assinantes pode causar ainda mais cancelamentos por conta de orçamento, caso os números não sejam excepcionais, ainda que a métrica da empresa possa ser volátil.