Veja por que Tumblr e Mozilla decidiram se unir ao Mastodon
Mastodon: após repercussão no Twitter, a nova rede social conta com o apoio do Tumblr e do Mozilla para que sua tecnologia seja desenvolvida.
Na segunda semana de dezembro, Elon Musk, proprietário do Twitter, bloqueou a conta @joinmastodon da rede social. Isso aconteceu depois de um tweet que inseriu um link para que a conta recentemente cadastrada no Mastodon, @ElonJet, fosse compartilhada.
A conta em questão (@ElonJet), no Mastodon, fornecia informações sobre as trajetórias dos voos do jato particular do homem mais rico do mundo, Elon Musk.
Contudo, Musk, durante uma transmissão ao vivo no Twitter, afirmou ter cometido um erro ao bloquear a conta @joinmastodon do Twitter. Afinal, a rede social que tinha em média 300 mil usuários passou a ter mais de 2,5 milhões de contas ativas mensalmente.
Entre os usuários da concorrente do Twitter estão figuras importantes como políticos, atores, escritores, jornalistas e instituições.
Mozilla e Tumblr com Mastodon
Mozilla, criador do navegador de web Firefox, anunciou a execução de uma “instância” no Mastodon. O recurso, ou seja, a instância funciona como se fosse uma caixa de e-mail.
O relatório do Mozilla explica que os usuários da nova rede social ingressarão em uma instância para que haja a comunicação entre eles. Com isso, o Mozilla pretende contribuir para que o crescimento de um espaço social seja saudável e sustentável.
Além disso, afirma que fará isso independentemente de lucros e controle. Portanto, tendo a intenção somente de ajudar a nova rede social. Contudo, essa não foi a única empresa de grande porte que declarou apoio ao Mastodon após o banimento efetuado por Elon Musk.
Matt Mullenweg, fundador do microblog Tumblr, também declarou seu apoio acerca do desenvolvimento de recursos tecnológicos do Mastodon e disse que em breve o Tumblr ajudará diretamente nesse avanço.
Musk e os bloqueios
Essa não é a única conta do Twitter que Elon Musk bloqueia por não gostar dos tweets postados. Importantes jornalistas tiveram suas contas suspensas após terem feito alguma crítica ao Twitter ou a Elon Musk.
Inclusive, contas que criticavam o banimento do Mastodon no Twitter também foram banidas. Um exemplo é o jornalista do The New York Times, Ryan Mac, que foi banido após comentar sobre as alterações que Elon Musk fez nas políticas de uso do Twitter.