Terremoto em Marte: NASA registra o maior marsquake até hoje!

O terremoto que acometeu Marte em maio foi registrado como o mais forte comparado a qualquer outro.

O módulo de aterrissagem InSight Mars Lander, da National Aeronautics and Space Administration (NASA), registrou no mês de maio o maior marsquake, ou seja, terremoto em Marte, já registrado no planeta vermelho. O registro informa que o terremoto teve 4,7 de magnitude e durou mais de 4 horas.

O segundo maior terremoto registrado no planeta vermelho ocorreu em agosto de 2021 e teve uma magnitude de 4,2.

Maior terremoto já registrado em Marte

O terremoto, que recebeu o nome de S1222a, ocorreu no dia 4 de maio deste ano, em uma região pouco esperada do planeta vermelho, haja vista que foi fora da região das placas tectônicas ativas de Cerberus Fossae.

O marsquake S1222a enviou ondas sísmicas superficiais ao redor de todo o planeta. De acordo com um estudo publicado no dia 14 de dezembro de 2022 pela revista Geophysical Research Letters, essas ondas enviadas pelo terremoto desvendaram rochas vulcânicas e sedimentares na crosta de Marte, indicando uma possível colisão com algum objeto firme, tal como um cometa ou asteroide.

Em um comunicado, o coautor do estudo e sismólogo do Instituto Federal Suíço de Tecnologia em Zurique, John Clinton, afirmou:

“A energia liberada por este único marsquake é equivalente à energia cumulativa de todos os outros marsquakes que vimos até agora, e embora o evento estivesse a mais de 1.200 milhas [1.931 quilômetros] de distância, as ondas registradas no InSight eram tão grandes que quase saturaram nosso sismômetro.”

O InSight Mars Lander registrou que as ondas provenientes do S1222a duraram 10 vezes mais do que qualquer outra onda advinda de um terremoto.

Outro ponto importante é que apenas um dos dois tipos de onda foi observado antes em outros episódios em Marte. Inclusive, o que mais chama atenção dos cientistas é que esse tipo de onda só apareceu após a queda de um meteorito, e nunca em um terremoto.

Apesar de trazer inúmeros dados para os cientistas, é provável que seja a última descoberta do módulo de aterrissagem. Isso porque tempestades de poeira cobriram suas placas solares, reduzindo a energia da plataforma.

Portanto, os cientistas esperam que o InSight Mars Lander dure somente até o final deste ano.

você pode gostar também