Os 7 jogos de videogame mais aterrorizantes de todos os tempos!
À medida que a tecnologia gráfica continua a melhorar, também aumenta o potencial para experiências de jogos cada vez mais aterrorizantes
Os videogames assustadores tiveram um renascimento nas últimas décadas, graças a títulos como “Dead Space” e “Outlast”, que colocaram uma ênfase renovada na criação de medo e tensão depois que o gênero começou a seguir uma direção mais voltada para a ação por meio de títulos como “Resident Evil 4“.
À medida que a tecnologia gráfica continua a melhorar, também aumenta o potencial para experiências de jogos cada vez mais aterrorizantes. Existem muitos jogos que vão assustar você, mas se você está procurando as melhores experiências de jogos de terror, confira alguns títulos abaixo:
7. ‘Resident Evil’
Acredite! Resident Evil é, provavelmente, o jogo menos assustador desta lista, mas ainda merece reconhecimento por sua importância para o gênero de jogos de terror.
Situado na cidade fictícia de Raccoon City, após um surto viral que transforma a maior parte da população em zumbis, o jogo coloca os jogadores no controle de um oficial da força-tarefa de elite preso em uma mansão assustadora.
O jogo ainda se mantém, graças ao design claustrofóbico do cenário que ele possui e aos tipos de inimigos criativos que espreitam nos corredores da Mansão Spencer. Existem jogos mais assustadores por aí, mas “Resident Evil” é onde tudo começou.
6. ‘Bloodborne’
O título exclusivo para PlayStation uniu o combate do tipo Souls com um cenário de fantasia vitoriana e uma história inspirada em Lovecraft.
No mundo de Bloodborne, o jogador recebe o papel de caçador, uma liga de guerreiros encarregada da tarefa de exterminar bestas lupinas nascidas de humanos acometidos por uma doença misteriosa.
À medida que o jogo avança, torna-se cada vez menos vinculado a qualquer coisa que possamos chamar de realidade.
O caçador descobre a fonte da maldição das feras, mas isso só leva a mais criaturas de pesadelo que eles devem matar, de seus antigos aliados a criaturas extraterrestres com vários braços e cadáveres reanimados cheios de olhos.
5. ‘Esguio’
Este é um jogo de terror em primeira pessoa que ganhou sucesso e elogios mundiais em 2012 e é baseado no folclore de Slender Man, que normalmente é retratado como um homem alto com rosto branco e sem características faciais que usa terno.
Ele é conhecido nas lendas por sequestrar inúmeras crianças em cenários escuros e misteriosos, como florestas profundas e prédios abandonados. O jogo se passa no meio da noite em uma floresta densa e é extremamente perturbador porque você sabe que Slender Man está por perto, mas quando você o vê, geralmente, é tarde demais.
Além de tudo, é muito difícil de ver no jogo e você precisa usar uma lanterna, que acabará morrendo se ficar muito tempo ligada, então, tome cuidado com o uso.
4. ‘Condenado: Origens Criminais’
Ao contrário de muitos outros jogos em primeira pessoa da época, as armas não eram destaque em sua jogabilidade. Em vez disso, o jogo colocava uma ênfase significativa no combate corpo a corpo.
À medida que os jogadores exploravam o cenário decrépito, no controle de um investigador da cena do crime do FBI acusado de assassinato, várias armas brancas como machados, canos e 2x4s podem ser apanhadas e usadas em combate.
“Condenado” foi um sucesso de vendas e suas inovações de combate “corpo a corpo” podem ser vistas em jogos posteriores como “Left 4 Dead 2” e “Dead Island”.
3. ‘Resident Evil 7’
Com “Resident Evil 7”, foi decidido levar a franquia de volta às suas raízes e isolar o jogador em uma mansão abandonada da Louisiana com muitos monstros Cajun e poucas balas.
Em uma nova reviravolta, o jogo é controlado a partir de uma visão em primeira pessoa, amplificando a claustrofobia dos corredores escuros de Baker Estate.
O suporte VR também foi adicionado para fazer o jogador se sentir como se estivesse realmente em uma casa de horrores. A maioria dos elementos de jogabilidade do RE7 seria então transportada para “Resident Evil Village”, lançado em 2021.
2. ‘Stalker: Sombra de Chernobyl’
Quando você pensa sobre isso, o deserto radioativo de Chernobyl, na Ucrânia, é um cenário perfeito para um videogame assustador – especialmente quando você adiciona mutantes radioativos à mistura. Lançado para PC em 2007, “Stalker” é um jogo de sobrevivência em primeira pessoa.
O jogo é ambientado em uma realidade alternativa, onde ocorreu um segundo desastre nuclear na Usina Nuclear de Chernobyl que transformou o ambiente da área, incluindo plantas e animais.
“Shadow of Chernobyl” é reconhecido principalmente por sua atmosfera pesada e sombria, com design de mundo aberto.
A área real de Chernobyl é um dos lugares mais assustadores e perigosos da Terra. A ideia de projetar um videogame baseado na sobrevivência em um lugar tão perturbador é, sem dúvida, um dos conceitos de jogo mais assustadores já criados.
1. ‘Silent Hill 2’
Junto com “Resident Evil”, a franquia “Silent Hill” ajudou a definir o gênero moderno de jogos de terror no PlayStation original.
O segundo título da série foi um dos primeiros grandes lançamentos para o PlayStation 2, recebendo ótimas críticas na época e seu legado só aumentou com o tempo.
Situado na fictícia cidade americana de Silent Hill, o jogo enfatiza o terror psicológico, onde fugir dos inimigos costuma ser uma escolha muito mais viável do que entrar em combate.
Os pontos fortes do jogo também estão em seu design narrativo, já que grande parte do enredo é derivado de objetos encontrados no ambiente e da própria cidade.
“Silent Hill 2” ainda é amplamente considerado como a melhor entrada na série de longa duração e regularmente aparece no topo das listas dos melhores videogames de todos os tempos.