Harry Potter não salvou o Mundo Mágico; entenda a questão
Existem rumores e teorias de que o final da saga não é feliz e engana sua legião de fãs há mais de 10 anos!
Harry Potter é bem conhecido como o herói corajoso e bem-sucedido dos filmes, mas o que realmente mudou depois que ele derrotou Voldemort?
Os verdadeiros males que assolam o Mundo Mágico são mais profundos do que um vilão poderoso. E, com base nos pensamentos de Harry logo após a Batalha de Hogwarts, suas ações não chegaram à raiz do problema, enganando os fãs por mais de uma década.
Concordamos que a saga do bruxo acaba de forma épica tanto nos filmes quanto nos livros, só que tudo indica que não foi bem isso o que realmente aconteceu.
Vejamos: na última frase de “Relíquias da Morte“, antes do epílogo da série, descobrimos os pensamentos de Harry após a Batalha de Hogwarts, onde ele havia sido recém-derrotado pelo seu maior inimigo.
“[…] Ele se afastou dos retratos, pensando agora apenas na cama esperando por ele na Torre da Grifinória, e imaginando se Monstro poderia trazer um sanduíche para ele lá…”
Contudo, esse pensamento final de Harry no último capítulo de “Relíquias da Morte” pode provar o quão limitado foi seu sucesso.
Explicando melhor, Monstro é essencialmente o servo pessoal de Harry. No Mundo Mágico, os elfos domésticos são aprisionados e forçados a fazer trabalhos manuais, apesar do fato de que os bruxos poderiam facilmente realizar essas tarefas usando magia.
Acontece que, nesse mundo, manter os elfos domésticos aprisionados e sofrendo significa manter o status dos Bruxos de “sangue puro”.
Veja bem, Voldemort usou os ideais da supremacia dos bruxos para justificar sua brutal ascensão ao poder enquanto Harry passa toda a adolescência lutando para derrotá-lo. E, então, pouco tempo depois de Harry derrotá-lo, ele endossa o mesmo sistema que Voldemort personificou… porque ele quer um lanche!
Via de regra, vale lembrar que Harry tinha apenas 17 anos quando lançou o feitiço que acabou com a vida de Voldemort – a batalha deve ter sido cansativa.
Infelizmente, o Mundo Mágico não mudou muito após a morte de Voldemort
No final da série, parece que todo o Mundo Mágico se iludiu pensando que a guerra foi vencida no minuto em que Tom Riddle deu seu último suspiro.
Indo contra o que todos os fãs pensaram só foram abertas mais portas para que outros vilões aparecessem. Mas, além de tudo, está bastante claro que Voldemort foi um sintoma de uma doença muito mais profunda e mais antiga.
Além de tudo, quando Harry chega 19 anos, depois da batalha na Plataforma 93/4 com seus filhos prontos para ir a Hogwarts, seu filho Albus se preocupa em ser classificado na Sonserina.
Lembramos que Sonserina se recusou a enfrentar Voldemort durante a Batalha de Hogwarts e é visível que ainda possui uma má reputação.
Os filmes de “Harry Potter”, juntamente com um especial mostrando a reunião do elenco, no qual tínhamos ainda alguns atores que estavam vivos na época, podem ser assistidos no HBO Max.