5 filmes que vão te fazer pensar como os filósofos

Talvez muitos não estejam cientes desse fato, mas ele é uma realidade: a Filosofia está em tudo e é seu dever percebê-la. Comece por aqui!

Talvez muitos não estejam cientes deste fato, mas ele é uma realidade: a Filosofia está em tudo. Isso mesmo! Em razão disso, nossa função é trazer reflexões para os espectadores para gerar debates inteligentes, os quais podem girar em torno de descobertas relacionadas às misteriosas estradas da existência humana.

Contudo, essa visão é muito extensa, isto é, a missão de compreender mais o mundo e tudo o que há nele. Diante disso, trouxemos alguns títulos que possuem características filosóficas interessantes. Veja, abaixo:

1) ‘Os Eternos’

Em “Os Eternos“, vemos uma história relacionada a um determinado grupo chamado “Os Eternos”, assim como o próprio nome do filme. Eles são um grupo intergaláctico que busca retirar informações dos planetas e, então, obedecem às coordenadas fornecidas pelos Celestiais (que seriam uma espécie de “chefes” deles).

Assim, embora eles estejam na Terra já por um longo período, ainda não possuem permissão para interferir em nada do que acontece ao longo da evolução humana, seja em situações de catástrofes ou algo que possa afetar o resultado de um conflito.

Contudo, ao longo da trama, a equipe desperta um dos Celestiais que há muito tempo está adormecido.

2) ‘Passageiro Acidental’

A produção chamada “Passageiro Acidental” encontra-se disponível na plataforma da Netflix. Sua história possui muitas pontas soltas, deixando diversas dúvidas a seu respeito; tudo isso graças às escolhas que são tomadas devido a uma hipótese muito impossível.

No entanto, ao longo da trama, a produção começa a se transformar em um filme semelhante a um jogo filosófico de argumentos no qual é possível realizar alguns paralelos dentro de questões existencialistas.

3) ‘Hannah Arendt’

Na época que pensadores não precisavam ter em mãos diploma para ensinar, passamos a conhecer a filósofa política alemã de origem judaica, Hannah Arendt, que desenvolveu diversos trabalhos como jornalista e professora universitária, isso sem mencionar algumas obras relevantes sobre filosofia política que são de sua autoria.

Não havia um momento em que ela não estava cercada de livros e textos que a ajudavam a ter êxito em sua obra. Nesta produção fílmica, somos apresentados a alguns amigos, bem como a toda problemática pessoal criada por sua mente, situação que terminou na transformação de um julgamento com base em uma questão que foi totalmente filosófica.

4) ‘Bem-Vinda, Violeta!’

“Bem-Vinda, Violeta!” é uma produção que traz como enfoque a vida de uma jovem mulher que se encontra submersa em problemas emocionais. Na trama, ela descobre que está enfrentando uma grande crise quando analisa a personagem que está sendo criada por ela.

A história tem como inspiração o romance chamado “Cordilheira”, escrito por Daniel Galera, que é um escritor brasileiro. No que diz respeito à produção técnica do filme, ela foi entregue a Fernando Fraiha, um dos diretores mais famosos do programa chamado “Choque de Cultura”, para assumir a liderança e dirigir um longa de ficção.

5) ‘Minutos Atrás’

Em “Minutos Atrás”, por fim, vemos dois amigos indo em direção a um caminho deserto e abandonado. Eles apenas estavam portando uma carroça cheia de bugigangas, pensamentos e argumentos relacionados à sociedade. Tudo isso sem mencionar os contratempos que poderão acontecer no caminho que cruzarão.

Diante de tudo isso, o espectador fica submerso nas conversas quem provêm da vivência de ambos os personagens. Vale a pena conferir!

você pode gostar também