Entenda o final do ‘Modelo de Pickman’
Conto 'Gabinete de Curiosidades de Guillermo Del Toro' deixou dúvidas em seu público após o quinto episódio, entenda 'O Modelo de Pickman'.
O conto sombrio e gótico de “Gabinete de Curiosidades de Guillermo Del Toro” deixou um ponto de interrogação em seu público após o quinto episódio intitulado “O Modelo de Pickman”.
O conto possui uma complexidade exacerbada e alguns acham que seu fim é perturbador. “O Modelo de Pickman” tal qual o episódio sucessor “Dreams in the Witch House” são adaptações de um conto que possui o mesmo título, foi publicado em 1926.
O talentoso e jovem artista William Thurber (Ben Barnes) é seguido enquanto ele se envolve com um conhecido que possui características misteriosas, nesse caso, Richard Upton Pickman (Crispin Glover).
Thurber e seus amigos precisam de um homem seminu para realizarem uma solicitação de pintura, com isso, Thurber impressiona-se com a interpretação gráfica de Pickman. Este que, por sua vez, fez a representação de um homem com alguns braços e pingos de sangue.
Ele fica impressionado a ponto de visitar a casa de Pickman para conhecer mais seus trabalhos, enquanto isso, toda turma ia contra sua pintura, pois a ideia era pintar aquilo que estava sendo visualizado.
Chegando na visita ao Pickman, Thurber se depara com uma série de imagens perturbadoras que fazem referência clássica a Lovecraft, com isso, sua história assustadora é contada. Com tudo isso, Thurber passa a ter inúmeras visões de pesadelo que se parecem com as histórias contadas por Pickman.
No ano de 1926, Thurber já estava casado e com um filho. Com sua nova vida e após anos, ele decide visitar Pickman a fim de conhecer seu novo trabalho, caso o mesmo deixasse o museu e sua família em paz.
Ele foi tomado por um sentimento de angústia, pois a casa era a mesma vista em seus pesadelos, completamente incomodado com as pinturas de Pickman, Thurber as queimas e acaba atirando em Pickman.
Isso não foi muito diferente de “Lote 36” do “Gabinete de Curiosidades”, quando uma entidade assustadora surge na escuridão enquanto ouve as últimas palavras de Pickman, que são “as pinturas não vem da minha mente, mas sim, da minha vida”.
Por fim, Thurber descobre que as pinturas cobrem as paredes de seu museu, que foram vistas ainda por sua família e um amigo. Sua esposa esculpiu os olhos e decapitou o filho, além disso, ela ainda preparou a carne para servir para Thurber, com isso, um ritual que havia sido prenunciado foi completado.
A bisavó de Pickman, Lavinia, foi morta por ser uma feiticeira, a história contada é semelhante aos atos da esposa de Thurber. O propósito em si do ritual nunca teve uma explicação definitiva, no entanto, Lavinia, com certeza, era integrante de algum culto que tinham essas carnes como um sacrifício para as entidades.
Por fim, Rebecca, esposa de Thurber, é vista enquanto prepara uma mesa farta semelhante com a carne de seu filho. Isso havia sido prenunciado em uma pintura de Pickman, que descobriu as ações através das “fofocas de família”.
Aparentemente, a entidade seria um monstro conhecido em “Lovecradtiano”, pois possui cânticos que fazem algum tipo de analogia ao personagem.