Franquia ‘Pânico’ causou a ruína dos filmes de terror? Confira!
Entenda de que forma, mesmo sendo um sucesso comercial, os filmes da franquia 'Pânico' prejudicaram o gênero terror.
“Pânico” é uma das narrativas de terror que obteve grande sucesso nos anos 1990, isso levando em consideração o gênero terror de uma forma realmente geral. Houve inúmeros filmes de terror nessa época, filmes que, de fato, marcaram época, como “Exorcista 3” e muitos outros.
Entretanto, os filmes da franquia “Pânico” possuíam um tipo de terror muito único e até então inédito que acabou por começar a ser produzido desde então. Alguns com certeza poderiam argumentar que, por mais que “Pânico” tenha, de alguma forma, sido capaz de a curto prazo revitalizar, reinventar e mesmo ressignificar o gênero, o que naquele momento se mostro algo positivo, a longo prazo, por outro lado, ele teria prejudicado mais o gênero do que o ajudado.
Na realidade, antes de “Pânico”, já haviam sido lançados alguns outros filmes que, apesar de serem do gênero de terror, possuíam algumas autocríticas em meio à trama, inclusive com algumas piadas. Um bom exemplo disso é “Sexta-Feira 13: O Capítulo Final”. Contudo, ainda assim, nenhuma trama acabou por fazer mais sucesso do que aquela na qual havia a combinação de adolescentes de “Pânico” com um conhecimento enciclopédico clichê de terror com o motivo por que era tão importante não se fazer sexo.
Talvez o gênero que seja mais suscetível à imitabilidade seja justamente o terror, sendo que podemos notar isso em cada sequência uma das sequências de “Halloween”, por exemplo. Nela, existem inúmeros slashers genéricos. Como já se era esperado, a franquia “Pânico” acabou por ser muito imitada de forma imediata e concomitante ao seu lançamento.
A partir de “Pânico”, surgiram inúmeros outros filmes autoconscientes, inclusive muitos deles tendo sido escritos pelo próprio Kevin Williamson de “Pânico”, como, por exemplo, “Eu sei o que vocês fizeram no verão passado”. Contudo, existe uma diferença nisso: filmes de terror tendem a manter uma ideia praticamente para sempre, já outros gêneros acabam sendo mais suscetíveis a novas tendências.
Bem, a conclusão é a de que se mostra evidente o fato de que terror e comédia podem ser, sim, gêneros que se combinam muito bem. Inclusive, “Pânico”, lançado no ano de 1986, deixou isso bem claro, sendo um filme realmente cômico à sua maneira.
Contudo, a franquia também foi responsável por muitas piadas mais amplas, repletas de reações de assalto e, além disso, monólogos a respeito de como você tem consciência de que sabe que o assassino tem consciência do que você sabe.
Por fim, outra característica do filme “Pânico” é o foco que o mesmo dava a cada personagem para que, assim, pudesse justificar seus erros mais tarde.