Maior ressurreição falsa da história dos quadrinhos é vista em Homem-Aranha
A decisão do Celestial de se materializar como Gwen acaba forçando o Homem-Aranha a enfrentar a realidade de ser quem ele é
Na história em quadrinhos do Homem-Aranha da Marvel, recentemente pudemos ver a maior ressurreição “falsa” e chocante de todos os tempos. Nenhum herói da Marvel consegue ser mais duro consigo mesmo do que o Homem-Aranha, pois ele se sente culpado pela morte de seus entes queridos, como o Tio Bem e a morte posterior de Gwen Stacy.
Essa tragédia foi realmente o momento em que o Peter conseguiu evoluir, enfrentando a dura realidade de que as pessoas morreriam, mesmo se ele estivesse usando seus poderes para fazer o bem. É válido dizer então que o evento do Dia do julgamento do AX tenha conseguido contribuir para a culpa do Homem-Aranha por essas mortes que aconteceram.
Esse evento viu um Celestial Cósmico decidir julgar cada ser humano no planeta, e ele optou por se manifestar na forma de entes queridos que foram perdidos. Essas visões só puderam ser vistas pelos seus súditos, o que significa que muitas pessoas que estão espalhadas pelo Universo Marvel parecem estar falando consigo mesmas na maior parte do tempo. O Homem-Aranha, por sua vez, agora se vê assombrado por uma visão da falecida Gwen.
“O Espetacular Homem-Aranha” #10, de Zeb Wells e Nick Dragotta, conta uma história de julgamento do próprio Homem-Aranha. Para surpresa dele, o Celestial o considera digno e então lhe oferece uma recompensa, na qual a visão de Gwen Stacy acaba se tornando algo real. Por um breve e impressionante momento, parece que ela foi ressuscitada, pois os dois estão compartilhando um momento muito bonito em que Gwen expressa surpresa por ter sido restaurada ao plano de existência. “Eu estive em algum lugar por muito tempo”, foi o que ela falou para ele, confirmando a teoria de que ela estivesse vivendo em alguma das dimensões da vida após a morte da Marvel.
Porém, essa restauração dela é somente temporária, um benefício concedido pelo Celestial para que Peter se sentisse confortado. “Estou indo, Peter. Ele disse que só queria nos dar um momento para poder ver esse seu lindo coração aberto”. Finalizou ela.
Por que a Marvel provocou a ressurreição de Gwen Stacy?
*QUADRINHO*
A “Morte de Gwen Stacy” é normalmente vista como uma das histórias em quadrinhos mais importantes de todos os tempos, e podemos acreditar que marcou o fim da Era de Prata dos quadrinhos, inaugurando uma nova era de histórias no estilo mais sombrio e realista. A morte de seu Tio Bem sempre motivou Peter Parker a continuar sendo o Homem-Aranha, contudo, a morte de Gwen fez ele perceber o custo de ser o Homem-Aranha.
Isso deixa a ideia mais sólida de que Peter precisa pagar um preço para poder ser um herói e que, de forma trágica, muitas vezes esse preço também é pago por aqueles que amamos. A decisão do Celestial de se materializar como Gwen é uma abordagem bem inteligente, porque acaba forçando o Homem-Aranha a enfrentar essa realidade.