Metaverso: Mark Zuckerberg tomou a decisão certa?
As mudanças de foco e estratégias estão totalmente conectadas com as vontades do CEO, e não a um plano de expansão ligado ao mercado
Não é nenhuma novidade que a companhia do Facebook, recentemente, trocou seu nome para Meta. A possível razão pela qual isso aconteceu, em parte, foi um período ruim em que a empresa estava passando, onde diversas denúncias estavam sendo feitas contra a companhia.
Além disso, podemos dizer que a outra razão que motivou Mark Zuckerberg a realizar a alteração foi o investimento feito pelo fundador do Facebook no metaverso.
Mas será mesmo que foi uma boa escolha para Mark Zuckerberg fornecer prioridade para o metaverso dentro de sua empresa? Bom, essa é uma das respostas que o New York Times, um dos maiores jornais do mundo, tentou descobrir.
O projeto inicial de Zuckerberg com o metaverso é modificar o ambiente e transformá-lo em uma espécie de local onde as pessoas possam viver de maneira completamente imersiva, seja trabalhando, jogando ou apenas para socializar um pouco digitalmente.
Sendo assim, o fundador do Facebook passou a investir enormes quantias em dinheiro no metaverso. Mas, ao que tudo indica, até o presente momento o projeto inicial ainda é apenas uma vontade de Mark Zuckerberg.
Conforme alguns funcionários da Meta afirmaram, as grandes mudanças de foco e estratégias estão totalmente conectadas com as vontades do CEO, e não a um plano de expansão ligado ao mercado.
O desejo de desenvolver a nova tecnologia do metaverso passou a ficar totalmente ligado ao nome de Zuckerberg, a ponto de se tornar o rosto principal. Diante disso, o avatar do CEO da Meta se transformou no principal representante dos novos lançamentos do metaverso.
Porém, nem sempre as coisas acabam saindo como desejamos, pois esse tipo de publicidade não é infalível.
No mês de agosto, por exemplo, houve uma captura de tela do avatar de Zuckerberg no Horizon Worlds para comentar a respeito da expansão do jogo que passou a ser visto como um alvo de chacota, sendo assim, a empresa se obrigou a realizar algumas modificações na aparência do avatar.
Diante de tudo o que estava acontecendo, Mark Zuckerberg decidiu realizar uma publicação. Nela, ele relatou que seu avatar ainda estava “bastante básico”, entretanto, os gráficos do Horizon Worlds tinham a capacidade de ir muito mais além do que havia sido exibido.
Dinheiro para o metaverso
Em um determinado momento, muitos dos executivos da Meta passaram a realizar alguns questionamentos referentes às estratégias que estavam sendo desenvolvidas para o metaverso, incluindo a quantidade de dinheiro que estava sendo investido no projeto.
E, ao que tudo indica, este último ano, realmente, não foi um dos melhores para a companhia, pelo menos no que diz respeito à renda.
Há pouco, a Apple modificou algumas coisas em sua política de privacidade, o que acabou afetando diretamente na venda de publicidade da Meta, chegando a custar alguns bilhões de dólares para a companhia.
Porém, isso não é tudo. Com a grande popularidade da plataforma do TikTok, muitos usuários foram levados pelo novo aplicativo, o que afetou diretamente os números da Meta, em especial na quantidade de jovens. E tudo isso acabou afetando tanto o Instagram como também o Facebook, pois ambos perderam relevância no mercado, prejudicando a empresa financeiramente.