Saiba mais sobre o curioso sistema econômico de alguns jogos
A economia do mundo dos jogos nos parece algo estranho e até mesmo controverso. Com isso, às vezes, esse fator não segue a lógica usual.
Todos sabem que precisamos ter algum capital para conseguir bater algumas metas, sejam pessoais ou profissionais. O capitalismo está inserido no nosso dia a dia e é impossível pensar em um cotidiano sem o desejo de conquistar alguns bens materiais minimamente necessários para a nossa sobrevivência. No mundo dos jogos, isso não é muito diferente, pois, muitas vezes, dentro dessas telinhas que nos levam para uma viagem longe do mundo real, temos que conquistar dinheiro, ouro, fama e outras formas de poder aquisitivo para que possamos adquirir algo que nos eleve nos níveis dos games.
Nos jogos, o dinheiro pode ter diversos fins, desde que sejam voltados à compra de roupa para os personagens ou aquisição de armas para que o mundo seja salvo. Seja no paraíso dos jogos ou na nossa realidade, as medidas sociais e políticas de todo o mundo levam em consideração o sistema econômico de um território, sendo que, nos jogos, muitas vezes esse sistema torna-se controverso.
Em relação a essas listas de jogos com um sistema econômico controverso, podemos citar alguns exemplos, os quais separamos para você a seguir.
Confira:
‘The Legend of Zelda’
No reino de Hyrule, em “The Legend of Zelda”, supostamente, ao acompanhar a protagonista Link, seria possível encontrar rúpias, pedras, gemas e baús para que sejam comprados alguns produtos do mundo do game. No entanto, isso não ocorre a cada missão completada, pois, para conseguir realmente ter uma certa quantia de dinheiro, os gamers, na maioria das vezes, vendem seus itens já comprados para os comerciantes e esses, por sua vez, pagam o mesmo valor.
‘Horizon Zero Dawn’
Em “Horizon Zero Dawn”, dentro de um futuro pós-apocalíptico com a sociedade organizada em tribos, são os caçadores quem controlam a economia do jogo. Aloy, em seu papel de protagonista, faz negociações para conseguir artefatos e algumas armas. Porém, dentro desse mundo pós-apocalíptico, são poucos os que confiam nos caçadores. Com essa confiança fragmentada, as negociações tornam-se difíceis e o suprimento de gadgets fica instável.
‘Skyrim’
Com um sistema mais padronizado se comparado a outros universos de jogos, “Skyrim” faz uso de moedas de ouro. É necessário que o jogador faça explorações e complete missões para que o ouro seja adquirido; porém as trocas com os jogadores tornam-se algo a se questionar. Por causa delas, os comerciantes podem ficar sem nenhum ouro ao comprarem os itens, fazendo com que seja difícil saber o que eles fazem com os objetos trocados e como eles conseguem o dinheiro.
‘Ratchet & Clank’
Em “Ratchet & Clank”, não se sabe se os artefatos como as armas possuem algum valor e como os mecânicos recebem seu pagamento após a fabricação. No jogo, os personagens saem em uma aventura após adquirir suas armas.
‘Metro’
Já imaginou como seria a economia de um mundo em uma situação de guerra, onde as balas seriam as moedas? Isso acontece em “Metro”. No jogo, os cartuchos são produzidos em fábricas, enquanto as balas, que são o dinheiro, sairiam de circulação facilmente em um conflito enquanto consequentemente o valor de outras balas seria aumentado.
‘Fallout’
Já em “Fallout”, seu cenário pós-guerra apresenta tampas de garrafa, que são as moedas do jogo. Mesmo com a escassez da então moeda, é possível encontrá-las em qualquer parte da comunidade. Ter essa moeda significa que a economia é baseada na produção de bebidas de anos e anos atrás.
‘Dark Souls’, ‘Bloodborne’ e ‘Elden Ring’
Almas, ecos e runas são moedas nos mundos de “Dark Souls”, “Bloodborne” e “Elden Ring”. Com esses recursos, os níveis são elevados e as negociações são feitas.
Com experiência os inimigos são derrotados, apesar de essa não ser uma tarefa fácil; no entanto, a curiosidade é entender o que os habitantes desse mundo fazem com essas moedas nada convencionais.
‘Super Mario’
Por fim, no Reino do Cogumelo, em “Super Mario”, as moedas são encontradas no ar, em blocos ou em cavernas. Aqui, elas servem para salvar a vida do próprio protagonista, não tendo nenhuma utilidade de compra, venda ou troca.
E aí, curtiu essa seleção que fizemos para você? Deixe sua opinião nos comentários sobre a utilização desses valores no mundo dos games!