Entenda a abordagem que série ‘Os Anéis de Poder’ dá aos Orcs

Série da Amazon Prime, 'O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder', faz algo diferente das demais produções desse universo. Fique por dentro!

De forma (nem tão) recente, estreou na Amazon Prime a nova série baseada no universo criado por J. R. R. Tolkien, “O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder“. De acordo com a percepção de alguns dos fãs, a produção está longe de ser a obra-prima, a série perfeita da vez; no entanto, provou ser uma grande adaptação do universo que gira em torno mundo criado por Tolkien. Além disso, é fundamental deixar claro, também, que essa adaptação conseguiu se diferir da criada por Peter Jackson, destacando-se em algo que não havia ocorrido antes: o manejo do mundo dos Orcs.

Por uma determinada perspectiva, essas criaturas pouco compreendidas nas outras obras, como na trilogia de “Senhor dos Anéis” e até mesmo em “Hobbit”, conseguiram provar que possuem muito mais raciocínio e simpatia na série da Amazon. No entanto, por outro lado, no novo show, os Orcs mostraram-se muito mais perigosos e astutos do que nas demais obras que antecederam a nova série da plataforma Prime Video.

Em vista disso, o episódio seis (“Udûn”) de “Os Anéis do Poder” provou ser o mais importante até agora, revelando que o Adar, de Joseph Mawle, não era Sauron, mas um dos primeiros Elfos torturados por Morgoth e transformado em um Orc.

Além disso, pode-se apreender, com esse episódio, que os objetivos de Adar não consistem em obter riquezas ou mesmo poder em si, mas os meios para dar a seus “filhos” (como ele chama os Orcs), ou seja, ao resto dos Orcs uma pátria, um lugar onde eles possam viver.

Desse modo, não importa como o restante do mundo enxerga a existência dos Orcs; para Adar, ele acredita veementemente que eles são criaturas dignas de uma vida tanto quanto qualquer outro habitante da Terra-Média, como qualquer humano ou qualquer elfo. Em suma, para ele, os Orcs também merecem um território para poder viver.

Todavia, para aqueles que não estão acompanhando a série, é preciso deixar claro que a série “Os Anéis de Poder” não transforma em momento algum os Orcs de Tolkien em mocinhos incompreendidos, pelo contrário. Além de mostrar a sua vontade de manter escravizados em episódios anteriores, “Udûn” faz com que os Orcs se envolvam no massacre casual de inocentes. Mas isso, visto do ponto de vista de Adar, as ações dos Orcs não são tão vazias.

Por fim, embora a série ainda esteja em seu início, pelo modo como a trama vem sendo trabalhada, é possível afirmar que a produção da Amazon Prime tem tudo para elevar o universo de Tolkien a outro patamar.

você pode gostar também