The Crown recebe aumento de audiência após falecimento da rainha
O seriado de drama histórico “The Crown” narra a vida da Rainha Elizabeth II, contando as etapas de sua vida e relacionando grandes momentos em um programa
Na última quinta-feira, dia 8 de setembro, a rainha Elizabeth II faleceu no castelo de Balmoral, aos 96 anos. Sua morte implica um peso cultural imenso para cidadãos do Reino Unido, ela marca o fim de uma grande era que acumulou um reinado de 70 anos, um marco para a história britânica.
Ao longo desse reinado, muitas coisas aconteceram na vida da família real, parte dos acontecimentos são adaptados em uma série de grande sucesso da plataforma de streaming Netflix.
O seriado de drama histórico “The Crown” narra a vida da Rainha Elizabeth II, contando as etapas de sua vida e relacionando grandes momentos em um programa que conta com atualmente 4 temporadas, com o novo ciclo de episódios já marcado para estrear em novembro deste ano, tendo também já sua produção para a sexta temporada encaminhada. Contudo, como já era esperado, a morte da rainha na última semana ocasionou um estouro de audiência para o seriado.
A necessidade de informações, principalmente em um mundo onde as coisas acontecem muito rápido e nem todas as notícias saciam a vontade de consumir o assunto, a série é a oportunidade perfeita para que as pessoas consigam acompanhar o momento. Segundo as informações, entre os dias 9 e 11 de setembro a audiência de “The Crown” teve um aumento de 800% do Reino Unido em comparação direta com a semana anterior. Com relação aos Estados Unidos os números quadruplicaram e na França foram três vezes maiores o número de espectadores com relação ao final de semana anterior.
Os dados globais apresentam o aumento de quatro vezes na audiência, levando o programa para o segundo lugar das séries mais assistidas na plataforma. No primeiro momento ocupou o sétimo lugar, os incríveis números de 17,57 milhões de horas assistidas.
O programa foi criado por Peter Morgan, que teve desenvolvimento a partir do longa de 2006 “The Queen” e da sua própria peça de teatro “The Audience” de 2013. A série teve seu lançamento em 2016 diretamente pela Netflix, onde a primeira temporada cobre o casamento da rainha com o duque de Edimburgo no ano de 1947, prosseguindo com alguns fatos históricos. Como ferramenta narrativa, a cada duas temporadas são trocados os atores para poder representar maneira gradual a passagem do tempo.
Após o falecimento da rainha, a empresa anunciou que a produção da sexta temporada estaria interrompida, o qual esta deve retratar o início do novo século e dos anos 2000 para a família real.
Os novos episódios devem chegar em novembro como anunciado anteriormente, onde retratarão a década de 1990.