Direitos autorais de O Senhor dos Anéis e O Hobbit trocam de dono
A informação foi verificada e confirmada pela revista norte-americana Deadline Hollywood
A Embracer Group AB, empresa holding de jogos eletrônicos e multimídia, é a nova detentora dos direitos visuais e de adaptação da franquia de O Senhor dos Anéis e O Hobbit.
Leia mais: Italiano vive como um Hobbit da saga O Senhor dos Anéis
Agora, os direitos das franquias deixam de pertencer a companhia independente The Saul Zaentz Company e ficam sob posse da empresa sueca Embracer.
Os direitos se referem à adaptação para videogames, jogos de tabuleiro, RPG, cinema, teatro, parque de diversões e outros. A empresa holding da subsidiária, Middle-Earth Enterprises, comprou os direitos que pertenciam a The Saul, há 52 anos, desde 1970.
A Embracer Group, antiga Nordic Games, possui atualmente dez grupos operacionais subsidiários diretos, a Dark Horse Media, Asmodee, THQ Nordic, Koch Media, Amplifier Gae Invest, DECA Games, Gearbox Entertainment, Middle-Earth Enterprises, Easybrain e Saber Interactive.
A transferência repentina ocorreu prestes ao lançamento da nova série “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder” da produtora da Amazon, o Prime Video.
A produção, que carrega o nome e foi inspirada no universo de Tolkien, não faz parte dos direitos comprados pela Embracer, que não incluem as adaptações para streaming/TV, livros e apêndices.
No entanto, a companhia conglomerada afirmou possuir “um interesse financeiro” nas produções que estão sendo lançadas acerca do universo das franquias adquiridas.
Se referindo à produção O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder, da Prime, a animação “The War of the Rohirrim”, da Warner, e por último no videogame “The Lord of the Rings: Heroes of Middle-Earth”. As intenções da Embacer para essas produções ainda não estão claras.