Se considerarmos que os preços sobem a cada dia, comprar um console não é mais apenas uma compra – é um investimento. Comprar o Xbox Series X e o PlayStation 5 custaria muito, então a maioria dos jogadores escolhe entre um ou outro. Mas como você fará essa escolha? Uma dica: usando a matemática.
Hoje em dia, com fácil acesso a informação, os jogadores são mais experientes e tecnicamente cientes. Em vez de depender de uma tecnologia impraticável para escolher entre os últimos consoles, os jogadores usam fatos concretos para determinar matematicamente qual console é superior ao outro, qual a quantidade de vantagens que um oferece sobre o outro.
Estas são as ferramentas de escolha dos jogadores ao escolherem entre consoles rivais, e a Microsoft forneceu informações baseados em números que demonstram porque o Xbox Series X é superior ao PlayStation 5. Aqui estão apenas algumas das vantagens da Series X.
Teraflops maiores e mais robustos
Fiel a proposta da empresa, o Xbox Series X ostenta mais potência gráfica do que os consoles Xbox anteriores, bem como consoles rivais. A Série X embala impressionantes 12 teraflops, enquanto seu rival PlayStation 5 tem apenas 10,28 teraflops.
Caso você esteja se perguntando, “teraflop” não é uma palavra da moda inútil como processamento explosivo. Teraflop é um termo matemático real que determina o número de cálculos que uma placa gráfica (GPU) pode realizar de uma vez. Quanto mais flops, mais quadros por segundo e resoluções mais altas a GPU pode fornecer.
Teraflopss mede o quanto você pode teoricamente extrair de uma GPU. Maior geralmente é melhor, mas o desempenho do console não é conquistado apenas pelas GPUs . Os desenvolvedores precisarão de algum tempo para aproveitar cada flop nos consoles de próxima geração, mas assim que os codificadores descobrirem como usar todos os 10,28 teraflops no PS5, o Xbox Series X ainda terá 1,72 sobrando, o que significa que o console pode acabar apresentando melhores gráficos.
Mais espaço para seus jogos
Quando a Microsoft começou a revelar as especificações do Xbox Series X, um recurso chamou a atenção dos gamers: um SSD de 1 TB . Uma vez que os jogadores sabiam o que esperar do Xbox Series X, muitos esperavam que o PS5 pudesse se igualar. Embora a Sony tenha anunciado que o SSD do PS5 deixaria os da Série X comendo poeira , essa velocidade custou o espaço de armazenamento. O PS5 só pode armazenar 825 GB de dados em seu SSD.
Essas vantagens abrangem toda a experiência de videogame e incluem fatores como títulos exclusivos, taxas de quadros mais altas e volume do console. Estas são as armas de escolha dos jogadores ao escolherem entre consoles rivais, e a Microsoft forneceu vários factóides baseados em números que demonstram porque o Xbox Series X é superior ao PlayStation 5. Aqui estão apenas algumas das vantagens da Series X.
E o Xbox continua surpreendendo…
Maior compatibilidade com versões anteriores significa bibliotecas maiores
Quando a próxima geração começou a aparecer, muitos gamers teorizaram que a Microsoft e a Sony implementariam níveis sem precedentes de compatibilidade com versões anteriores em seus próximos consoles.
A Microsoft entregou essas esperanças com compatibilidade retroativa que remonta ao Xbox OG . Enquanto isso, rumores se espalharam de que o PS5 poderia jogar todos os jogos anteriores do PlayStation, incluindo o PS2 e o original, mas na realidade não foi assim e nem correspondeu às expectativas.
A Sony anunciou que o PS5 só será compatível com versões anteriores de títulos PS4 . As exceções a esta regra são um punhado de títulos PlayStation 3 disponíveis através do PS Now e um número limitado de jogos PlayStation 2 emulados – apelidados de Clássicos PS2 .
Até o tamanho é relativo
Todo mundo sabe que o Xbox Series X é famoso por se parecer com uma grande geladeira preta, e esse rótulo gerou inclusive vários memes. Para tornar o Series X o console Xbox mais poderoso de todos os tempos, a Microsoft também teve que criar o maior console Xbox de todos os tempos, mais espaço = maiores e melhores componentes.
Com 11,85 polegadas de altura , a Série X eleva-se sobre seus contemporâneos. Mas você sabe o que dizem: sempre tem um peixe maior.
O PS5 é mais fino que o Xbox Series X , mas esse design engana um pouco. Para igualar a Série X em potência, o PS5 colocou hardware semelhante dentro de seu case, e como não havia espaço para se espalhar para fora, ele precisava se esticar para cima. Para esse fim, o PS5 tem 15,74 polegadas de altura, quase um terço de um pé mais alto do que a Série X.
Dependendo do espaço dda sua estante, você poderia colocar uma Série X em pé, mas não um PS5.
Atualizar o armazenamento é muito fácil
Você pode comprar cartões de expansão personalizados de 1 TB que se conectam à Série X, não muito diferente de um cartão de memória PlayStation 2 ou Nintendo GameCube. Como o PS5 apresenta um SDD menor pronto para uso, você pode presumir que atualizar esse console é mais fácil do que adicionar ao Series X, mas esse não é o caso…
Para atualizar seu PS5 , você precisa abrir um painel lateral para utilizar seu slot SSD sobressalente. Claro, você pode escolher entre uma seleção de SSDs (que a Sony ainda não forneceu), mas o processo de atualização do PS5 é, bem, um processo.
Se você não sabe o que está fazendo ou manipula seu console, corre o risco de quebrar alguma coisa. Para a Série X, você só precisa usar as habilidades que aprendeu inserindo pinos quadrados em orifícios quadrados coloridos quando era criança.
Jogue os jogos mais recentes no Game Pass
O Xbox Game Pass é constantemente atualizado com os jogos mais recentes. E essas atualizações são constantes MESMO. O Medium , Halo Infinite e Psychonauts 2 , por exemplo, serão lançados no primeiro dia do Game Pass , mas o PS Now ainda não tem itens exclusivos do PS4, como o Homem-Aranha da Marvel ou o The Last Guardian .
A Microsoft vai tentar garantir que os últimos “exclusivos” do Xbox Series X estarão disponíveis através do Xbox Game Pass, mas os fãs do PS5 não podem contar com a Sony para lançar Demon’s Souls via PS Now tão cedo, por exemplo.
Economize uma grana com a Série S
O Xbox One S All-Digital foi a primeira tentativa da Microsoft em um console digital. Todo o poder de um Xbox One S normal, muito mais barato. A versão digital do Xbox Series X, o Xbox Series S , funciona com a ideia original do All-Digital e adiciona mais alguns cortes de orçamento. A Série S incluirá CPU e GPU mais fracas, menos RAM e um SSD de 512 GB, tudo embalado em uma caixa no formato de um intercomunicador escolar.
Se você não pode pagar um novo console por US $ 500 ou mesmo US $ 400, o orçamento da Microsoft de US $ 300 para o Xbox da Series S pode ser a solução que você está procurando (valores em dólares).