Netflix de graça? Para atrair usuários, streaming pode apelar para tudo
Gigante dos streamings está avaliando o lançamento de uma versão gratuita de seu serviço para atrair novos usuários.
A Netflix está avaliando lançar uma versão gratuita de seu serviço, suportada por anúncios, em determinados mercados internacionais. A ideia ainda está em discussão interna e faz parte da estratégia da empresa para ampliar sua audiência global e expandir seu inventário de anúncios.
Vale destacar que a Netflix já testou um modelo gratuito no Quênia em 2021, mas encerrou essa oferta em 2023. Agora, a empresa considera expandir essa opção para mercados mais amplos, como Europa e Ásia, além de países onde as redes de TV gratuitas são populares, como Alemanha e Japão.
Por que uma versão gratuita da Netflix?
Foto: Shutterstock
O principal motivo para o lançamento da versão gratuita é atrair espectadores que, por algum motivo, não pagam por uma assinatura.
Apesar de liderar em número de assinantes, com cerca de 270 milhões em 2024, a Netflix ainda enfrenta desafios no mercado de publicidade. Concorrentes como YouTube, Disney e Amazon obtêm receitas maiores com anúncios.
A introdução de um plano gratuito ajudaria a Netflix a alcançar uma parcela do público que ainda não acessa seu conteúdo e, ao mesmo tempo, aumentaria seu inventário de anúncios.
Apesar de seu destaque, a Netflix enfrenta dificuldades na venda de anúncios. Segundo a Bloomberg, a empresa cobra mais por espaços publicitários do que seus concorrentes, mas não possui a mesma experiência comercial de gigantes como Amazon e Disney.
Além disso, ela ainda não alcançou o número de impressões prometido. Para contornar esses obstáculos, a plataforma vem investindo em eventos ao vivo e esportes, mantendo anúncios até mesmo em planos premium
Restrições e expectativas
Caso a Netflix avance com a versão gratuita, algumas limitações são esperadas. De acordo com o site PopCulture, o plano gratuito incluiria anúncios e excluiria grandes sucessos, como “Stranger Things” e “Squid Game“, para respeitar acordos de licenciamento.
Ainda não há uma data definida para o lançamento dessa nova versão gratuita, e os detalhes sobre quais países serão beneficiados permanecem incertos. No entanto, a estratégia da Netflix reflete seu esforço em explorar novas oportunidades de crescimento.
A plataforma também reajustou os preços de seus planos no Brasil, aumentando-os de 7% a 12%, o que pode influenciar ainda mais a decisão de implementar o modelo gratuito.