Poluição plástica: Brasil é o maior poluidor da América Latina
Pesquisa da Universidade de Leeds mostra Brasil entre os maiores poluidores plásticos do mundo.
Um levantamento conduzido por pesquisadores da Universidade de Leeds, no Reino Unido, traz à tona a alarmante situação da poluição plástica global.
Publicado na Revista Nature no começo de setembro deste ano, o estudo revela que mais de 52 milhões de toneladas de resíduos plásticos são descartados no meio ambiente anualmente.
A pesquisa, que se baseia em dados de 2020, foca nas emissões de macroplásticos não gerenciados, ou seja, aqueles que acabam sendo descartados como lixo.
Entre os países com maior contribuição para essa poluição, o Brasil se destaca na América Latina e no Caribe.
Índia é o país que mais produz lixo plástico
Segundo o estudo, a Índia lidera o ranking global de poluição plástica, com 9,3 milhões de toneladas de resíduos descartados por ano, o que representa cerca de 20% do total global.
A grande população e a ineficácia na gestão de resíduos sólidos são fatores críticos para essa situação. A pesquisa destaca que os lixões na Índia superam os aterros sanitários na proporção de 10 para 1.
Apesar de uma suposta cobertura de coleta de 90%, áreas rurais e resíduos queimados a céu aberto não são contabilizados nas estatísticas oficiais.
Outros grandes poluidores
Além da Índia, a lista dos países que mais descartam plástico inclui a Nigéria e a Indonésia, cada um com mais de 3 milhões de toneladas anuais de resíduos. Tais números refletem a falta de gestão eficaz e o crescimento populacional.
Poluição plástica pode gerar sérios danos ao meio ambiente – Imagem: reprodução
10 países mais poluentes
-
Índia – 9,3 milhões de toneladas por ano;
-
Nigéria – 3,5 milhões de toneladas por ano;
-
Indonésia – 3,4 milhões de toneladas por ano;
-
China – 2,8 milhões de toneladas por ano;
-
Paquistão – 2 milhões de toneladas por ano;
-
Bangladesh – 1,7 milhão de toneladas por ano;
-
Rússia – 1,7 milhão de toneladas por ano;
-
Brasil – 1,4 milhão de toneladas por ano;
-
Tailândia – 1 milhão de toneladas por ano;
-
República Democrática do Congo – 1 milhão de toneladas por ano.
Situação do Brasil
O Brasil se destaca negativamente na América Latina e no Caribe como o maior poluidor, com uma média de 1,4 milhão de toneladas de resíduos plásticos descartados anualmente.
Outros países dessa região na lista incluem México e Argentina, confirmando a necessidade urgente de políticas eficazes de gestão de resíduos.
O estudo evidencia a necessidade de ações imediatas para controlar a poluição plástica global.
Governos, empresas e a sociedade civil devem colaborar para implementar soluções sustentáveis e eficientes, visando reduzir os impactos ambientais e garantir um futuro mais limpo.
*Com informações do portal Terra.