Nada é como parece! O 5G do seu celular pode enganar você
Saiba o que realmente significam os ícones e as barras de sinal no seu celular.
Você já deve ter notado o ícone “5G” no topo da tela do seu celular, junto com aquelas barras verticais que, teoricamente, indicam a força da sua conexão. Mas, você sabia que esses símbolos não são exatamente o que parecem?
Mesmo com o “5G” aparecendo, isso não garante que você está usando a tecnologia mais avançada e veloz de rede móvel. Na verdade, pode apenas indicar que há conexões 5G disponíveis nas proximidades. E o número de barras? Também não é uma medida padrão da força do sinal.
Os ícones das barras de sinal podem te enganar – Foto: Studio Nut/Shutterstock
Como interpretar as barras de sinal no seu celular?
As barras de sinal no seu celular não são uma medida precisa da força da conexão, explicou Ken Hyers, diretor de tecnologias de dispositivos da TechInsights, ao The Washington Post. Elas significam apenas que você tem algum sinal.
Embora essas informações não sejam muito precisas, ainda são úteis. Com apenas uma barra de serviço, a rede móvel pode funcionar mal. Uma videochamada, por exemplo, pode travar.
Para melhorar a recepção, uma dica é se mover para longe de obstáculos como árvores ou prédios. Outra recomendação é manter o Wi-Fi ligado para que o telefone possa alternar automaticamente para redes de internet melhores quando disponíveis.
O que significa o ícone do ‘5G’?
O ícone “5G” indica que esse tipo de cobertura está disponível por perto, mas não é um indicador de status, conforme explicou Avi Greengart, presidente da Techsponential. Muitas vezes, chamadas telefônicas e navegação na web funcionam bem com o 4G ou “LTE”.
Redes telefônicas redirecionam para o 5G automaticamente para tarefas mais pesadas, como videochamadas ou jogos online. Algumas letras ou símbolos indicam os tipos de tecnologia 5G disponíveis. Por exemplo, o 5G UW significa 5G Ultra Wideband, que usa ondas de rádio de alta frequência para transmitir dados mais rapidamente.
O 5G no Brasil
Em julho de 2024, o Brasil alcançou 30,9 milhões de assinantes ativos de 5G, representando 12% do mercado móvel, segundo dados da Anatel. Atualmente, todos os municípios de 18 estados e do Distrito Federal estão preparados para receber a tecnologia.
A cobertura 5G está se expandindo rapidamente e já está próxima de alcançar 4.808 municípios, abrangendo 197 milhões de pessoas, o que representa 92% da população brasileira.
Em resumo, mesmo que o seu celular mostre “5G” e várias barras de sinal, a experiência real pode variar. Fique atento e use as dicas para melhorar a qualidade da sua conexão.