Nunca reinicia seu celular? Comece agora ou poderá se arrepender
Se você não tem o costume de reiniciar o celular regularmente, é melhor que conheça os riscos antes que seja tarde.
Você já parou para pensar quando foi a última vez que reiniciou seu celular? Se a resposta for “não faz tanto tempo assim” ou “nem me lembro”, este artigo é para você!
A prática, muitas vezes negligenciada pela grande parte dos usuários de dispositivos móveis, tem um impacto significativo na segurança do seu aparelho.
A importância de reiniciar seu celular regularmente
Reiniciar seu celular semanalmente pode melhorar sua segurança. Isso porque essa prática simples pode fazer uma grande diferença na proteção do seu dispositivo. Entenda a seguir.
Reiniciar seu celular pode protegê-lo de possíveis ataques online – Imagem: MobileTrans/Reprodução
Muitas pessoas passam dias ou até semanas sem desligar e ligar novamente seus celulares. Esse hábito (ou melhor, a falta dele) é mais prejudicial do que se imagina, pois a constante atividade do aparelho aumenta as chances de exposição a ameaças digitais.
A Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) recomenda a prática de reinicialização do celular pelo menos uma vez por semana. Afinal, essa atitude simples traz benefícios significativos para a segurança do seu dispositivo.
Conhecida por suas práticas de monitoramento e espionagem, a NSA fundamenta suas recomendações em pesquisas extensas com o objetivo de proteger os usuários.
Diante disso, ao reiniciar o celular regularmente, você protege seu dispositivo contra explorações de “clique zero”, ataques nos quais os invasores podem acessar e controlar o celular sem que o usuário precise clicar em qualquer link ou baixar um arquivo.
A reinicialização do aparelho tem como objetivo interromper esses ataques, impedindo que os invasores mantenham acesso contínuo ao dispositivo.
A NSA também destaca a importância de desativar o Bluetooth quando não estiver em uso, pois esse recurso pode ser uma porta de entrada para ataques.
Outras recomendações da NSA incluem manter o sistema operacional e os aplicativos sempre atualizados, desativar os serviços de localização quando não forem necessários e evitar o uso de redes Wi-Fi públicas para transações sensíveis.
Adotar essas práticas simples pode proporcionar uma proteção significativa contra ameaças cibernéticas. Afinal, a segurança digital é um tema cada vez mais relevante na era atual, e pequenas mudanças nos hábitos diários podem fazer toda a diferença.