Aos 91 anos, Morre Ziraldo, criador do 'Menino Maluquinho'
O cartunista faleceu em casa, no Rio de Janeiro. Cidade ganhará uma estátua em homenagem ao artista, segundo a prefeitura.
O Brasil perdeu no último sábado (6) um de seus cartunistas e desenhistas mais famosos. Ziraldo, o criador do ‘Menino Maluquinho’, morreu aos 91 anos, no Rio de Janeiro.
Segundo informações divulgadas pela família, ele faleceu enquanto dormia, em seu apartamento, no bairro da Lagoa, Zona Sul da capital fluminense. A morte foi constatada por volta das 15h.
Além do enorme sucesso como cartunista, Ziraldo teve três filhos do primeiro casamento, com Vilma Gontijo, chamados Daniela, Antônio e Fabrízia. Ele se casou pela segunda vez com Márcia Martins da Silva.
Trajetória profissional de Ziraldo
‘Menino Maluquinho’, a criação mais famosa de Ziraldo – Foto: Reprodução
O cartunista é natural de Caratinga, Minas Gerais, e nasceu em 24 de outubro de 1932.
Ficou famoso como desenhista, mas também foi jornalista, chargista, cronista, dramaturgo e pintor. O primeiro desenho dele foi publicado aos seis anos, no jornal Folha de Minas.
O trabalho mais famoso — ‘O Menino Maluquinho’ — foi lançado em 1980. A história do menino com uma panela na cabeça conquistou o Brasil e rendeu vários produtos relacionados, inclusive um filme.
O corpo de Ziraldo foi velado no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM).
Homenagem da cidade maravilhosa
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, esteve presente no velório e anunciou uma homenagem a Ziraldo. Segundo ele, a cidade maravilhosa ganhará uma estátua do artista.
“Tive a alegria e a honra de conviver um pouco com Ziraldo e desfrutar um pouco da companhia e da amizade dele. Ziraldo era um desses mineiros que marcou a história dessa cidade”, disse Paes.
O cartunista morou no Rio de Janeiro por mais de 30 anos.
“Vamos fazer todas as homenagens que ele merece”, informou o prefeito.
O corpo de Ziraldo foi sepultado no Cemitério São João Batista, no município carioca.