Cometa do Diabo passará sobre a Terra; saiba como e quando vê-lo
Nas próximas semanas, o astro completará o raro movimento em torno do Sol e será possível observá-lo do Hemisfério Sul.
O cometa 12P/Pons-Brooks, também conhecido como Cometa do Diabo, passará pela órbita da Terra, em breve, e será possível visualizá-lo dos dois hemisférios do planeta.
Ele possui uma dimensão maior que a do Monte Everest e protagonizará um evento raro, que acontece a cada 71 anos, somente, quando ele completa uma órbita completa ao redor do Sol.
Isso significa que é possível enxergá-lo a olho nu da Terra apenas uma vez nesse período. Essa, com certeza, é uma experiência que merece ser vivenciada.
Quando será possível ver o Cometa do Diabo?
Cometa atingirá o ponto mais próximo da Terra nas próximas semanas – Foto apenas ilustrativa: Reprodução
Especialistas já levantaram os dados sobre a movimentação do astro. Ele se movimenta hoje da constelação de Andrômeda para a de Peixes. Com isso, passará próximo de estrelas, o que facilita a observação.
Em 31 de março, o Cometa do Diabo estará a apenas 0,5 grau da estrela Hamal. Esse, portanto, é um ótimo dia para tentar visualizá-lo.
Na fase atual, ele é melhor avistado por quem vive no Hemisfério Norte, mas a situação tende a mudar, à medida que ele se aproxima do Sol.
Os cálculos indicam que o periélio, nome que designa o ponto de órbita mais perto do Sol, ocorrerá no dia 21 de abril deste ano. Depois disso, será melhor visualizado por quem reside no Hemisfério Sul.
Assim que passar pela órbita da Terra, o cometa será redirecionado de volta para o Sistema Solar exterior. A estimativa é que ele não volte a fazer o mesmo trajeto até 2095.
Por que ‘Cometa do Diabo’?
O apelido foi dado ao cometa por causa da sua aparência. Ele se assemelha a chifres, quando está no ápice da atividade de movimentação. Alguns astrônomos já fizeram fotos dele com equipamentos especializados.
Ele não é um cometa qualquer, falamos de um corpo celeste com 30 quilômetros de diâmetro, onde ocorrem erupções recorrentes de gelo e gás.
Tais fenômenos acontecem a cada 15 dias no cometa, quando ele se aproxima do Sol e aquece o acumulado de gelo, aumentando a pressão interna.
Como ver o Cometa do Diabo?
Para conseguir visualizá-lo, a dica é olhar para o oeste no céu, durante o período noturno, e encontrar a chamada Grande Praça de Pégaso, onde estão quatro estrelas bem brilhantes.
Ao se movimentar, ele parece uma bola de neve, mas com formato irregular. O ideal é procurar um local com boa visualização do céu e torcer para a noite sem muitas nuvens.