Hoje, qual é o aplicativo mais baixado do mundo? Confira
A competição acirrada revela o líder dos downloads, destacando a preferência dos usuários em todo o mundo. Saiba qual app domina o cenário digital e se mantém no topo da lista.
Levou um tempo, mas o Instagram finalmente tirou o primeiro lugar do TikTok na lista dos aplicativos mais baixados do mundo.
Segundo dados da SensorTower referentes a 2023, a rede social da Meta atingiu a impressionante marca de 767 milhões de downloads, um aumento de 20% em relação a 2022.
Enquanto isso, o rival chinês foi baixado 733 milhões de vezes e cresceu 4% no mesmo período.
Batalha de titãs: TikTok vs. Instagram. Qual é o seu favorito? – Foto: Internet/Reprodução
Reels recoloca Instagram no topo
Segundo a empresa de inteligência de marketing responsável pela análise, o recente sucesso do app é atribuído à popularização do recurso Reels, que oferece vídeos curtos semelhantes aos do TikTok.
Melhorias no compartilhamento de fotos e na função Stories, com fotos e vídeos que desaparecem após 24 horas, também podem ser vistas como fatores do seu aumento de popularidade.
É importante ressaltar que o TikTok dominou o mercado global de aplicativos entre 2018 e 2022, com um crescimento exponencial.
Porém, as constantes atualizações do Instagram, incluindo a imitação do rival chinês com recursos como o Reels, parecem ter sido o suficiente para reconquistar o primeiro lugar, posição que não ocupava desde 2017.
Atualmente, a rede social da Meta conta com cerca de 1,5 bilhão de usuários ativos mensalmente.
Maior apelo demográfico beneficia o Instagram
Outro elemento que pode ter ajudado o Instagram é o seu maior apelo demográfico, uma vez que a rede social chinesa é vista como um produto “para crianças e adolescentes”, ao passo que seu concorrente atrai uma variedade maior de usuários de todas as idades.
O TikTok ainda vem enfrentando diversos problemas legais, principalmente nos Estados Unidos. Em março do ano passado, o CEO da empresa, Shou Zi Chew, começou a depor no Congresso dos Estados Unidos sobre como a plataforma gerencia os dados dos usuários. Atualmente, há um sério risco de a rede social ser banida dos EUA.
Essa ação pode ter prejudicado a imagem da marca perante o público americano, um dos maiores consumidores de redes sociais do mundo, segundo o Pew Research Center, um centro de pesquisa que oferece informações sobre questões, atitudes e tendências.