Doces saudáveis? Cientista revela 3 doces que ajudam a saúde cerebral
Estes três doces surpreendentemente são benéficos para a saúde cerebral, segundo neurocientista.
Em um vídeo recentemente viralizado no TikTok, o neurocientista renomado Robert Love, oferece conselhos valiosos sobre como preservar a saúde cerebral.
Especificamente, Love indica três alimentos doces que, surpreendentemente, são benéficos para o cérebro.
Como manter a saúde cerebral
De acordo com o neurocientista, o desgaste gradual das células neuronais, resultante do envelhecimento ou de doenças neurodegenerativas, pode levar a diminuição da memória, desorientação e outros sintomas físicos, como desequilíbrio e perda de força.
Porém, Love acredita que isso pode ser evitado através da prática regular de exercícios físicos e uma alimentação balanceada.
Três doces benéficos para o cérebro
Love mencionou em sua publicação no TikTok que, mesmo sendo usualmente considerados prejudiciais para a saúde, existem doces benéficos para a saúde cerebral. Confira quais são!
1. Mirtilos
O mirtilo também pode aprimorar a função cerebral – Imagem: iStock/Reprodução
Os mirtilos, pequenas frutas semelhantes às uvas, são a última sugestão na lista de Love. Elas fornecem antioxidantes naturais e vitaminas que agem diretamente no sistema nervoso central.
Além disso, são fonte de polifenóis e outros compostos que auxiliam na digestão, ajudando a equilibrar os níveis de açúcar no corpo e protegendo o cérebro.
2. Arroz-doce
O arroz-doce pode elevar a saúde do seu cérebro – Imagem: Reprodução
O arroz-doce, seja na sua versão branca ou preta, é uma sobremesa bastante comum no oriente, em países como China e Japão.
Love destaca que essa iguaria auxilia a saúde cerebral devido à presença de polifenóis, antioxidantes naturais que evitam o estresse oxidativo e incentivam a renovação dos neurônios.
3. Chocolate
O chocolate, em especial o amargo, pode ajudar a melhorar a sua saúde mental – Imagem: Reprodução
Por último, Love também aponta o chocolate como um bom alimento para o cérebro, em especial o amargo e pouco processado.
Esse alimento contém bioflavonóides, um tipo de antioxidante natural que pode inclusive ajudar na prevenção de alguns tipos de câncer, além de conter esteróis, compostos que no organismo se convertem em vitamina D.
O neurocientista Robert Love reforça a importância de manter uma alimentação balanceada e saudável como medida preventiva para a saúde cerebral.