Taxa extra no Prime Video gera processo à Amazon
Plataforma de streaming da Amazon enfrenta processo por cobrar taxa adicional para retirar anúncios. Caso ocorreu nos EUA, mas Brasil também será afetado por mudanças na plataforma?
Um usuário do serviço de streaming da Amazon, o Prime Video, decidiu levar o nome da empresa de Jeff Bezos à justiça devido à insatisfação com uma mudança em relação ao serviço oferecido pela plataforma.
Segundo informações do portal Variety, a queixa do cliente está relacionada à cobrança de uma taxa adicional, por parte da Amazon, para que seus usuários não precisem visualizar anúncios durante o uso do serviço de streaming.
O cliente alega, acerca disso, que a Amazon está envolvida em práticas publicitárias enganosas.
Afinal, até recentemente, a assinatura do Prime Video nos EUA garantia uma experiência de visualização livre de anúncios.
No entanto, a empresa alterou a política e passou a incluir anúncios como padrão na versão americana do serviço.
Para ter uma experiência sem anúncios no Amazon Prime Video, agora é necessário pagar uma taxa adicional.
Cliente leva Amazon Prime aos tribunais devido à taxa e demais custos gerados pela plataforma – Imagem: Reprodução
Usuários brasileiros
Embora a ação judicial esteja ocorrendo nos EUA, vale mencionar que usuários brasileiros do Prime Video também devem ser afetados por uma alteração da Amazon, porém de outra natureza: aumento de preço.
A partir de março, o preço mensal da assinatura do serviço no Brasil subirá de R$ 14,90 para R$ 19,90.
Em resumo, a ação judicial nos EUA pode servir como um precedente para outras ações semelhantes em diferentes países, caso a Amazon continue com essa política de anúncios no Prime Video.
Sendo assim, a companhia deverá encontrar um equilíbrio entre oferecer um serviço de streaming de qualidade a um preço competitivo para manter sua base de usuários no Brasil.
Afinal, o futuro do Prime Video no Brasil dependerá da capacidade da Amazon de responder às demandas dos consumidores e se adaptar às mudanças do mercado.
Caso você necessite de ajuda frente a possíveis mudanças no serviço, recomendamos o contato com a própria Amazon por meio de seus canais oficiais, como o serviço de atendimento ao cliente, ou através de movimentos nas redes sociais.