'Star Wars': poder exclusivo de Mace Windu é reconhecido como canônico
História do personagem é recuperada em novo quadrinho e mostra como ele já possuía uma habilidade exclusiva desde jovem.
[Atenção: este texto contém spoilers de ‘Mace Windu #1’.]
Todo o acervo de filmes, séries, animações, games, quadrinhos e livros de ‘Star Wars’ lançado até 2012 passa por um processo de revisão da Disney. Desde que a companhia comprou a Lucasfilm, ela está empenhada em atualizar o material.
Em resumo, tudo aquilo que não faz parte ou não será aproveitado na cronologia atual da franquia vai integrar uma linha paralela de ‘Star Wars’, chamada “Legends”. Os demais detalhes são considerados “Canon”, ou seja, canônicos.
Muitos dos elementos presentes nas diversas mídias de ‘Star Wars’ foram confirmados através dos quadrinhos atuais, produzidos pela Marvel Comics.
Um aspecto curioso, no entanto, deve surpreender os fãs da história. Pela primeira vez, um poder exclusivo do mestre Jedi Mace Windu foi reconhecido como canônico.
Poder de mestre Windu se torna parte do “Canon”
Personagem Mace Windu de ‘Star Wars’, interpretado pelo ator Samuel L. Jackson – Foto: Lucasfilm/Reprodução
No novo título em quadrinhos, chamado ‘Mace Windu #1’, o personagem vive uma missão nunca contada, ambientada antes dos acontecimentos de ‘A Ameaça Fantasma’.
No decorrer da trama, os poderes da Força do mestre Jedi são reconhecidos. Até então, acreditava-se que ele fazia parte do ‘Legends’, mas agora fica confirmado que ele é, na verdade, um cânone oficial de ‘Star Wars’.
O quadrinho mostra Mace Windu mais jovem, no período em que ele foi aprovado como Cavaleiro Jedi pela Ordem.
A aparição dele nos cinemas, vale lembrar, ocorreu quando o personagem já era um mestre Jedi experiente, membro do Conselho Jedi.
‘Mace Windu #1’
A grande missão do guerreiro em ‘Mace Windu #1’ é recuperar a nova fórmula do super combustível Coaxium, que seria capaz de mudar o destino da galáxia.
Para isso, ele precisa enfrentar um grupo de criminosos, expondo toda a sua habilidade. Windu consegue fazer ataques precisos e eliminar os adversários, com uma força que se assemelha ao poder Shatterpoint, uma assinatura exclusiva do Jedi.
Personagens que são conectados a esse poder conseguem identificar fraquezas nos seres vivos, assim como em objetos e eventos que podem ser destroçados ou influenciados por ele.
O poder apareceu pela primeira vez no romance ‘Shatterpoint’, de 2003, e já induzia o leitor a entender que ele só poderia ser praticado por Windu.
Agora, com o retorno da habilidade nas HQs canônicas, fica confirmado que se trata, de fato, de uma habilidade específica e que faz parte do cânone oficial de ‘Star Wars’.