Acessórios gamers bizarros: relembre 5 invenções inusitadas dos anos 80, 90 e 2000
Viagem nostálgica nos leva de volta aos mais curiosos gadgets de consoles antigos. Você já conhecia algum deles?
Se você foi um gamer dos anos 90, certamente se lembra não só do ápice de videogames e da variedade de jogos inesquecíveis, mas dos acessórios para consoles que, no mínimo, despertavam a curiosidade de muita gente.
Desde controles peculiares até gadgets que desafiavam a lógica, os anos 80, 90 e 2000 foram palco de algumas das ideias mais extravagantes do mundo dos videogames.
Vamos relembrar alguns desses acessórios a seguir.
5 acessórios gamers mais bizarros de gerações passadas
- Activator
No início dos anos 90, a Sega mostrou sua visão futurista com o lançamento do ‘Activator’ para o Mega Drive.
Este dispositivo, antes mesmo de o Wii revolucionar o mercado, permitia jogar sem controles, captando os movimentos do jogador que se posicionava em uma estrutura no chão.
Porém, a imprecisão acabou afetando suas vendas.
- Konami LaserScope
Caixa de um Konami LaserScope – Imagem: Retro Gaming Consoles/Reprodução
No final dos anos 80, a Konami lançou o LaserScope, um acessório que prometia jogabilidade sem as mãos, ativado por comandos de voz.
Parecia algo saído de um anime como ‘Zillion’ ou até mesmo ‘Dragon Ball Z‘, no qual o jogador disparava apenas gritando ‘fire’ no microfone, adicionando um toque peculiar à experiência de jogo.
- Sonar para Game Boy
Para os entusiastas da pesca, a Bandai desenvolveu um sonar exclusivo para o Game Boy, permitindo que os jogadores detectassem peixes enquanto estavam até 19 metros submersos.
Essa curiosa adição ao console transformou a experiência de pesca virtual em algo mais imersivo e realista.
- Bicicleta ergométrica para Super Nintendo
Bicicleta ergométrica com jogos da Nintendo – Imagem: Peter Glagowski/Reprodução
A Nintendo novamente surpreendeu com uma bicicleta ergométrica funcional para o Super Nintendo, chamada de SNES Exertainment Life Cycle.
Embora tenha sido acompanhada por jogos específicos, como o ‘Exertainment Mountain Bike Rally’, a bicicleta não conseguiu alcançar popularidade entre os jogadores, apesar de promover uma vida saudável enquanto se joga.
- Óculos 3D para Famicom
Óculos 3D para NES – Imagem: Nintendo/Reprodução
Antes do Virtual Boy, a Nintendo experimentou o 3D com um acessório para o Famicom, o NES japonês.
Estes óculos, embora lembrassem o visual do fracassado Virtual Boy, não conseguiram impressionar o mercado, compartilhando o destino de seu sucessor.
Esses acessórios podem parecer estranhos agora, mas na época, cada um deles representava uma tentativa ousada de inovar e expandir as fronteiras do entretenimento dos videogames.