'Invasão' chinesa’: TikTok tem aumento nos EUA maior que outras redes sociais
Aplicativo da China mostra força entre os norte-americanos e registra aumento importante no índice de uso entre 2021 e 2023.
Os Estados Unidos até tentaram impor limites para a presença do TikTok no país, mas a rede social, pelo visto, conquistou o público local de tal forma que se tornou predominante.
A plataforma chinesa, desenvolvida pela ByteDance, foi alvo de uma série de acusações de políticos norte-americanos, principalmente sobre os riscos que o app pode gerar para a privacidade dos cidadãos.
Apesar disso, o desempenho do aplicativo nos EUA segue mais forte do que nunca. De acordo com dados da Pew Research Center, o TikTok foi a rede social que mais cresceu no país em 2023, à frente de Facebook e Instagram.
Comparado aos dados de 2021, o TikTok avançou 12% no percentual de uso, entre os entrevistados.
Os dados da pesquisa foram levantados com 5.733 pessoas adultas, entre os dias 19 de maio e 5 de setembro de 2023.
TikTok avança entre os usuários dos Estados Unidos – Foto: Reprodução
Ranking
Apesar de ter liderado o crescimento percentual, o TikTok ainda segue atrás de outras plataformas dominantes. YouTube e Facebook se mantiveram no topo das redes sociais mais utilizadas nos EUA.
No caso do YouTube, 83% dos entrevistados afirmaram que o utilizam em algum momento. Em relação ao Facebook, esse índice foi de 68%.
Vale frisar aqui que a rede social criada por Mark Zuckerberg vem perdendo popularidade a cada ano.
A pesquisa mostra que o YouTube, hoje pertencente ao Google, tem um público forte entre 18 e 29 anos — 93% disseram que usam o aplicativo de vídeos. Entre os idosos com mais de 65 anos, a popularidade cai para 60%.
O ranking de uso é composto ainda por:
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Instagram (47%);
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Pinterest (35%);
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TikTok (33%);
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LinkedIn (30%);
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WhatsApp (29%).
Com uso massivo no Brasil, o WhatsApp, aplicativo de mensagens, pelo visto não tem tanta capilaridade entre os norte-americanos.
Resultado ruim
Do outro lado da ponta, em contexto negativo, aparece o Twitter, agora chamado de X. O aplicativo viu sua popularidade reduzir no período e perdeu 1% dos usuários.
Os responsáveis pelo levantamento atribuem esse resultado às mudanças drásticas implementadas pelo novo dono da plataforma, o bilionário Elon Musk.
Desde que ele assumiu a direção, diversas alterações foram empregadas e não agradaram em nada os usuários.