Episódio final mais assistido de uma série tem mais de 40 anos
Sucessos da atualidade, como 'Game of Thrones', ficam para trás, quando comparados com o episódio de uma série que foi ao ar em 1983.
Algumas séries mais atuais viraram verdadeiros fenômenos e registraram números impressionantes, mas nenhuma delas chega aos pés de um sucesso de 1970 que teve o último episódio transmitido em 1983, nos Estados Unidos.
Para se ter ideia, ‘Game of Thrones’ reuniu cerca de 19,3 milhões de telespectadores durante a transmissão do episódio final, em 2019. ‘Friends’, que tem fãs no mundo todo, foi ainda mais alto e atingiu a marca de 52,5 milhões.
Esses números são dignos de citação, mas ainda seguem longe do que foi conquistado pelo sitcom ‘M*A*S*H’.
O último episódio do seriado levou 105 milhões de pessoas para a frente da TV, uma marca tão alta que é até difícil imaginar algo assim nos dias de hoje.
O seriado
Sitcom ‘M*A*S*H’ fez grande sucesso nos anos 70 e 80 – Foto: Reprodução
‘M*A*S*H’ foi ao ar pela primeira vez em 1972. A obra conta a história de um grupo de militares que comanda o 4077º Hospital Cirúrgico Móvel do Exército, no meio da Guerra da Coreia.
No dia a dia atribulado, eles superam os obstáculos impostos pela rotina usando táticas inusitadas e bem-humoradas, apesar da guerra em curso.
Com 11 anos de história e 11 temporadas, ao todo, ‘M*A*S*H’ resultou em 256 episódios. Cada temporada tinha de 24 a 28 episódios curtos, com cerca de 25 minutos.
A história foi criada a partir do romance ‘MASH: A Novel About Three Army Doctors’, de 1962. Ele foi escrito por Richard Hooker e, depois, virou um filme em 1970, dirigido por Ring Lardner Jr.
O último episódio
O último episódio, que levou mais de 100 milhões de pessoas para a frente da TV, se chama ‘Goodbye, Farewell and Amen’.
Ele conta os dias finais da Guerra da Coreia em que, devido ao término desse evento militar, os personagens se juntam para uma festa.
O sucesso já era esperado, tanto que o interesse publicitário foi altíssimo. Cerca de 30 comerciais de 30 segundos foram vendidos. E vale lembrar: um episódio de ‘M*A*S*H’ tinha apenas 25 minutos.
Os anúncios foram fechados por um valor aproximado de 450 milhões de dólares cada. O sucesso foi tão grande que ‘M*A*S*H’ manteve o título de maior audiência da TV até 2010. Ele só foi destronado pela final do Superbowl.