China inova com trem sem trilhos; entenda como funciona
China conseguiu criar algo que revolucionou seu transporte e possibilitou um meio de deslocamento mais sustentável.
A cidade de Zhuzhou, na China, possui cerca de 4 milhões de habitantes. Em vista da grande densidade demográfica, havia uma necessidade geral de um meio de transporte eficiente.
Diante dessa situação, houve o lançamento do primeiro trem sem trilhos do mundo, o que é motivo de comemoração na China, representando um avanço significativo no transporte urbano.
A estreia de tal inovação em Zhuzhou, na província de Hunan, traz um marco importante para a mobilidade sustentável.
China lança trens com alta tecnologia
Trem funciona sem a necessidade de trilhos na China – Imagem: Reprodução
Desenvolvido pela renomada CRRC Corporation, um dos principais fabricantes globais de trens, o Autonomous Rail Rapid Transit (ART) é considerado uma revolução no transporte público, impulsionado pela mais sofisticada tecnologia disponível.
Funcionando com base em tecnologia sensorial avançada, o trem sem trilhos segue trajetos previamente mapeados na estrada.
Embora inicialmente o veículo seja composto por apenas três vagões, existem planos para uma expansão futura. Assim, a ideia é que esses trens sem trilhos tenham até cinco vagões.
Com uma expectativa de vida útil de aproximadamente 25 anos, o veículo, com seus 32 metros de comprimento, pode acomodar até 300 passageiros de uma só vez.
A CRRC Corporation inovou ao empregar rodas de borracha com núcleo de plástico, introduzindo um conceito pioneiro no mercado ferroviário.
Totalmente elétrico, o trem sem trilhos pode percorrer 25 km após apenas 10 minutos de carregamento, atingindo uma velocidade máxima de 70 km/h.
Sendo assim, a China se mostra alinhada às causas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que tem como principal meta a sustentabilidade.
Assim, os gases que causam o temido efeito estufa na atmosfera podem ser reduzidos, mantendo a temperatura global adequada para vida na Terra.
Em vez de trilhos convencionais, o trem segue linhas pontilhadas pintadas na estrada, com 3,75 metros de largura. Equipado com sensores avançados, o veículo detecta o pavimento e coleta dados cruciais durante a viagem.
Com um design inovador, o trem sem trilhos representa uma evolução no transporte público, mesclando elementos do ônibus tradicional e do bonde.
Por fim, sua operação independe de trilhos físicos e o sistema de duas cabeças permitem uma operação sem a necessidade de manobras para alterar a direção.