Crise no setor de games? Entenda as várias demissões da indústria

Após brusca queda no consumo, empresas já anunciaram mais de 5 mil demissões só em janeiro de 2024.

O início de 2024 está se revelando particularmente desafiador para os profissionais da indústria de games, agravando uma tendência já observada em 2023, que foi marcada por demissões em larga escala.

Em janeiro deste ano, mais de 5 mil cortes foram registrados, representando impressionantes 54% do número total de desligamentos ao longo de 2023.

Nesse contexto, a Microsoft é um dos nomes recentes a anunciar uma redução em suas equipes, encerrando mais de 1,9 mil vagas na Activision Blizzard.

A empresa afirma que essa medida está intrinsecamente ligada ao processo de finalização da aquisição da publicadora, sendo parte integrante da eliminação de redundâncias em sua nova estrutura organizacional.

Essa indústria experimentou um notável crescimento durante a pandemia de covid-19 e tem se destacado como um dos motivos centrais para as demissões observadas em diversas empresas do setor.

Durante o auge do isolamento social, muitas pessoas descobriram nos jogos uma fonte de entretenimento segura e duradoura, impulsionando consideravelmente as receitas das empresas.

Com isso, à medida que a normalidade retorna e as pessoas retomam suas atividades fora de casa, o mercado de games enfrenta um declínio em seu ímpeto, não alcançando o crescimento sustentado que alguns prognósticos esperavam.

Empresas anunciam demissão em massa – Imagem: Reprodução

A euforia durante o isolamento contrasta com a desaceleração observada após o retorno à normalidade, levando as empresas a ajustarem suas estratégias, incluindo reestruturações e demissões, para se adequarem a um período pós-pandemia.

Várias empresas anunciaram demissōes em massa

Veja abaixo algumas das demissões em larga escala registradas no primeiro mês de 2024, conforme compilado pelo Kotaku Australia:

  • Unity: 1.800 pessoas;
  • Microsoft (Xbox e Activision Blizzard): 1.900 pessoas;
  • Twitch: 500 pessoas;
  • Riot Games: 530 pessoas;
  • Playtika: 400 pessoas;
  • Bossa Studios: 19 pessoas;
  • Lost Boys Interactive: 125 pessoas;
  • Black Forest Games: cerca de 50 pessoas;
  • Thunderful: cerca de 100 pessoas;
  • People Can Fly: mais de 30 pessoas;
  • Discord: 170 pessoas;
  • Metaverse World: 70 pessoas;
  • Behaviour Interactive: 45 pessoas;
  • PTW: 45 pessoas;
  • Wimo Games: 35 pessoas;
  • CI Games: cerca de 20 pessoas.
  • Todas essas empresas anunciaram as demissões como uma forma de voltar à demanda do mercado, indicando que o período de contratações exacerbadas influenciou nas decisões atuais.

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