Polêmica nos games: ‘Palworld’ é acusado de plágio pela The Pokémon Company
O jogo foi um sucesso de vendas, mas acusações de cópia se multiplicam a cada dia.
‘Palworld’ é, sem sombra de dúvidas, um dos games de maior saída dos últimos tempos, registrando números de aquisições excepcionalmente altos.
Entretanto, as controvérsias sobre a sua criação também se multiplicam, devido à grande semelhança com a conhecida franquia ‘Pokémon’.
No dia 25 (quinta-feira), a Pokémon Company, empresa que cuida do marketing dos simpáticos monstrinhos, posicionou-se pela primeira vez sobre o tema.
Em nota, sem mencionar o nome do jogo da Pocketpair, a companhia afirmou que eles estariam sendo plagiados. Confira a declaração na íntegra:
“Recebemos muitas perguntas sobre o jogo de outra empresa lançado em janeiro de 2024. Não concedemos permissão para o uso da propriedade intelectual ou ativos de ‘Pokémon’ nesse jogo.
Pretendemos investigar e tomar medidas apropriadas para lidar com qualquer ato que viole os direitos de propriedade intelectual relacionados a ‘Pokémon’. Continuaremos a valorizar e cultivar cada Pokémon e seu universo, trabalhando para unir o mundo através de ‘Pokémon’ no futuro”.
Como é a história de ‘Palworld’?
Personagem de ‘Palworld’ em combate – Imagem: Pocketpair/Reprodução
‘Palworld’ é um jogo multiplayer cujo enredo se desenvolve em um mundo aberto, onde a pessoa deve capturar criaturas fantásticas para que elas lutem entre si, realizem tarefas e também se reproduzam.
Apesar de a jogabilidade da obra ser diferente de ‘Pokémon’, diversos internautas apontam semelhanças gritantes entre ambos.
Um dos elementos mais citados nas acusações é o design parecido com os icônicos monstrinhos da Nintendo, havendo até internautas criando trends no antigo Twitter (X) para demonstrar isso.
Porém, a Pocketpair, organização responsável pela criação do game, já expressou que não estaria preocupada com tais acusações.
Tauro Mizobe, o CEO do estúdio, concedeu uma entrevista à Automaton e afirmou que implementou um processo bastante rigoroso antes de lançar seu produto, de modo a assegurar que nenhuma violação de propriedade intelectual alheia acontecesse.
“Fazemos nossos jogos com muita seriedade e não temos absolutamente nenhuma intenção de infringir a propriedade intelectual de outras empresas”, acrescentou Mizobe.
Por fim, em números atualizados, ‘Palworld’ já vendeu mais de 8 milhões de cópias em menos de seis dias e está disponível para Steam, Xbox Series S, Xbox One e Xbox Series X, também estando incluso na biblioteca interna do Xbox Game Pass.