ALERTA! Terra será atingida por tempestades solares; veja os efeitos
Órgão de monitoramento dos Estados Unidos emite alertas após registrar erupções solares; efeitos podem ser variados.
O Centro de Previsão de Tempo Espacial, da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) emitiu um alerta importante para os próximos dias: a Terra poderá ser alvo de uma tempestade solar.
O fenômeno deve ocorrer em virtude de múltiplas erupções solares que foram identificadas entre os dias 21 e 23 de janeiro. Elas teriam ejetado massa coronal suficiente para gerar impactos na Terra.
Com isso, espera-se a ocorrência de tempestades geomagnéticas, que podem propiciar o surgimento de auroras boreais e instabilidade em equipamentos que funcionam por onda de rádio de alta frequência.
Tempestades solares à vista
Ocorrência de aurora boreal está entre os efeitos das tempestades solares – Foto: Reprodução
As tempestades solares são provocadas pela emissão de partículas de radiação do Sol.
Dada a configuração da Terra, elas podem afetar os sistemas de telecomunicação, satélites e eletricidade.
“Múltiplas erupções solares e erupções de filamentos solares foram observadas de 21 a 23 de janeiro de 2024. As ejeções de massa coronal (CMEs) associadas foram analisadas e modeladas. Os resultados destas análises mostram impactos potenciais na Terra já no final do dia 24 de janeiro, com impactos mais prováveis entre 25 e 26 de janeiro de 2024”, alertou o NOOA.
Ainda de acordo com o comunicado, os meteorologistas acreditam que o nível da tempestade geomagnética será G1-Menor por três dias, podendo aumentar se houver um impacto mais direto ou uma conexão mais forte com as linhas do campo magnético da Terra.
Alertas sucessivos
As atividades do Sol parecem estar a todo vapor. Isso, porque o alerta de tempestades solares ocorreu depois de um primeiro comunicado divulgado no domingo (21), com o mesmo teor.
Segundo o documento do NOOA, ejeções de massa coronal também foram registradas no sábado (20) e poderiam ocasionar tempestades geomagnéticas de nível moderado na Terra. As influências seriam sentidas entre os dias 22 e 23.
Por mais assustadora que seja a informação da ocorrência de uma tempestade solar, especialistas no assunto tranquilizam os mais preocupados: essas erupções são comuns e não devem ser motivo de preocupação.