Xbox, PC e mobile: Microsoft quer lançar jogos em todas as plataformas
Microsoft Gaming pensa em abordagem multiplataforma para ampliar sua presença no dinâmico cenário dos games.
A Microsoft Gaming é a divisão responsável pelos consoles Xbox e serviços de assinatura como o Game Pass e, ao que tudo indica, essa divisão está adotando estratégias ambiciosas.
Isso porque, recentemente, a Microsoft Gaming revelou seus planos de expandir significativamente a presença de seus jogos em diversas plataformas, incluindo os concorrentes diretos, PlayStation e Nintendo.
Os futuros planos do CEO da Microsoft Gaming
Plataforma digital da Microsoft Gaming – Imagem: Microsoft Gaming/Reprodução
Durante a mais recente reunião anual com acionistas, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, compartilhou detalhes sobre a visão de crescimento da empresa no mercado de jogos.
Neste ponto, é importante lembrar que houve a conclusão da batalha judicial e a aprovação da aquisição massiva da Activision Blizzard, estimada em US$ 69 bilhões.
Nadella sublinhou a importância de disponibilizar os jogos dos estúdios da Microsoft em todas as plataformas imagináveis, abrangendo consoles, PCs, dispositivos móveis e serviços de streaming.
Nesse sentido, a estratégia busca ampliar a presença dos produtos da Microsoft Gaming no mercado, independentemente de os jogadores estarem ou não nas plataformas Xbox.
Em suas palavras, o CEO destacou que todos estão empolgados com o avanço no mercado de jogos, sobretudo após a compra da Activision Blizzard King.
Em seguida, ele comentou que a Microsoft acredita na capacidade de alcançar todos os seus objetivos e que o resultado, portanto, será o desenvolvimento de grandes jogos que serão disponibilizados em todas as plataformas.
Essas plataformas incluem, por exemplo, o Xbox, o cloud gaming, PlayStations e computadores.
Ademais, Nadella demonstrou otimismo em relação ao futuro da empresa no mercado de jogos, destacando uma ‘tremenda sinergia’ com as atividades da Microsoft no setor de inteligência artificial.
Durante o processo de aquisição da Activision Blizzard, a Microsoft negociou acordos e concessões com órgãos reguladores, incluindo a Sony, para assegurar a viabilidade do negócio.
Dentre os principais acordos, destaca-se a manutenção do jogo ‘Call of Duty’ nos consoles PlayStation por um período de 10 anos.
Apesar desses compromissos, a Microsoft retém a opção de manter a exclusividade de diversas outras propriedades intelectuais de seus estúdios, a exemplo de títulos exclusivos, como é o caso do lançamento dedicado ao Xbox Series e PC de Starfield.
Assim, a política de exclusividades da Microsoft em relação a Xbox e PC nos próximos anos permanece como uma incógnita, aguardando mais informações e desenvolvimentos emocionantes no dinâmico cenário do mercado de jogos.