Claro TV+ revoluciona ao lançar pacote com Netflix e enfrentar pirataria
Estratégia inovadora busca reverter a queda nas contratações de TVs por assinatura e combater a pirataria.
A Claro TV+, uma das principais provedoras de televisão paga no Brasil, surpreende o mercado ao anunciar o lançamento de um pacote inédito com conteúdos da Netflix.
A iniciativa, que entrou em vigor na última terça-feira (16), visa enfrentar a tendência de declínio nas contratações de TVs por assinatura e, ao mesmo tempo, combater a prática conhecida popularmente como “gatonet”.
Enfrentamento com as crescentes concorrentes
Ricardo Falcão, diretor da Claro TV+, destacou a parceria com a Netflix como uma inovação no mercado brasileiro, reforçando o compromisso da empresa em aprimorar a experiência do cliente.
A estratégia consiste em integrar canais de TV, streamings e vídeo on demand em uma plataforma única.
Desse modo, será possível oferecer vantagens exclusivas aos assinantes e estabelecer a Claro TV+ como um verdadeiro hub de conteúdo, ultrapassando os limites tradicionais da TV por assinatura.
Claro amplia suas frentes para enfrentar as concorrentes do streaming – Imagem: Claro/Reprodução
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o percentual de domicílios com plano de TV paga diminuiu de 33,9% para 27,7% entre 2016 e 2022.
Essa baixa coincide com o crescimento dos streamings, que alcançaram 43,4% dos lares brasileiros no mesmo período.
A inclusão da Netflix nos planos da Claro TV+ é vista como uma estratégia para reverter tal tendência, com expectativas de melhora nos números já a partir do segundo semestre de 2024, segundo informações do UOL.
Ricardo Falcão ressaltou que, apesar da concorrência acirrada com os streamings, a pirataria ainda representa o maior desafio para as TVs por assinatura.
Em um esforço para combater os “gatonets”, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) bloqueou 3,9 mil servidores clandestinos de TV boxes em 2023, o que intensificou as ações para o ano.
O novo plano da Claro TV+ com Netflix já está disponível por R$ 109,90 a partir desta terça-feira (16).
Além disso, quem já é assinante da Netflix pode aderir ao pacote, migrando opcionalmente para o aplicativo da Claro TV+, e pagar apenas uma assinatura.
Na prática, os serviços de streaming, tanto da Netflix quanto do Globoplay, passam a ser parte integrante da oferta da TV paga, equiparando-se aos canais convencionais do pacote.
Thiago Moreira, vice-presidente de Parcerias e Desenvolvimento de Negócios da Netflix na América Latina, destaca a parceria como uma forma de facilitar ainda mais o acesso dos consumidores brasileiros a filmes e séries de todo o mundo.
Isso também se alinha à missão da Netflix de criar grandes histórias e oferecer maior poder de escolha e controle aos espectadores em todos os lugares.