Espetáculo celeste: chuva de meteoros vai encantar o céu em 2024
Raro evento astronômico poderá ser visto de vários lugares do planeta. Veja data e como observá-lo!
O céu é o palco de diversos acontecimentos incríveis todos os anos, como eclipses, auroras boreais (nas regiões mais ao norte da Terra) e as famosas chuvas de meteoros.
Tais acontecimentos são registrados desde a antiguidade pelos povos antigos, e eram vistos como presságios ou simplesmente ação divina.
Por exemplo, na China Antiga, quando acontecia um eclipse solar, as pessoas acreditavam que, neste momento, um grande dragão atacava o Sol.
Para espantar a fera, as pessoas costumavam bater objetos de metal e até mesmo soltar fogos de artifício.
Agora, voltando para a atualidade, em 2024 haverá uma linda chuva de meteoros, um fenômeno chamado de Líridas pelos especialistas.
O evento deve ocorrer entre os dias 16 e 25 de abril, e aqueles que desejam apreciar o espetáculo devem permanecer atentos.
Como ver a chuva de meteoros com segurança
As Líridas ocorridas em 2020 – Imagem: Fayerwayer/Reprodução
As Líridas são um acontecimento astronômico de atividade moderada, e seu pico ocorrerá na noite do dia 22 de abril de 2024.
Nessa ocasião, as pessoas poderão visualizar até 18 meteoros caindo por hora, isso se as condições de visualização estiverem boas.
Ainda conforme os astrônomos, essa chuva de meteoros costuma acontecer todos os anos, e o evento se origina no cometa C/1861 G1 (Thatcher), avistado pela última vez em 1861. Estima-se inclusive que tal corpo celeste não retornará ao nosso sistema solar até 2276.
A maioria dos meteoros da categoria Lyrid nada mais são que partículas do mesmo tamanho que um grão de areia. Por isso, já se desintegram assim que fazem contato com a atmosfera terrestre.
Portanto, todo mês de abril, esses pedacinhos de rocha atingem nosso planeta e são praticamente eliminados por tal defesa, criando belíssimas faixas de luz visíveis em nossos céus.
Mas, atenção, neste ano, a observação pode ser afetada pela luminosidade da Lua Cheia. Apesar disso, o fenômeno ainda poderá ser visto.
Para otimizar a sua visualização, o mais recomendado é buscar um local com maior escuridão e clareza, preferencialmente com a vista ao horizonte desobstruída.
É necessário verificar as condições climáticas e o calendário lunar, de modo a garantir que o firmamento esteja plenamente limpo quando a chuva de meteoros começar.