Studio Ghibli: quais são os melhores e piores filmes?

Revelamos os melhores e piores filmes do renomado estúdio de animação japonês.

Desde 1986, o Studio Ghibli tem encantado e revolucionado o mundo da animação, proporcionando experiências cinematográficas únicas que misturam uma visão encantadora e empática com aventuras emocionantes.

Esse renomado estúdio japonês já produziu 23 longas-metragens, e listamos para você os 5 melhores e 5 piores de acordo com o Rotten Tomatoes.

Melhores filmes

Estes são os filmes que atingiram, ou chegaram próximo, a perfeição de acordo com a crítica.

1. ‘O Conto da Princesa Kaguya’ (2013)

Baseado na popular história japonesa ‘O Conto do Cortador de Bambu’, enredo é sobre Kaguya, uma jovem cobiçada por nobres que desafia as expectativas impostas pela nobreza.

2. ‘Memórias de Ontem’ (1991)

Acompanhamos a jornada de Taeko, uma mulher solteira de 27 anos, enquanto ela reflete sobre sua vida durante uma visita à família da irmã. Em meio à colheita de açafrão-bastardo, ela questiona suas escolhas e busca respostas.

3. ‘O Serviço de Entregas da Kiki’ (1989)

Aos 13 anos, Kiki embarca em uma jornada única para se tornar uma bruxa independente e parte para uma cidade à beira-mar para cumprir o tradicional estágio de bruxa.

4. ‘Túmulo dos Vagalumes’ (1988)

Ambientado no Japão durante a Segunda Guerra Mundial, ‘Túmulo dos Vagalumes’ segue a emocionante jornada dos irmãos Setsuko e Seita.

Após perderem a mãe durante um bombardeio americano e serem separados do pai convocado para a guerra, eles enfrentam a dura realidade de viver com parentes distantes.

5. ‘A Viagem de Chihiro (2001)’

A história envolvente de Chihiro, uma garota de 10 anos, transporta os espectadores para um reino mágico repleto de espíritos, criaturas e feitiçaria.

Quando os pais de Chihiro são misteriosamente transformados, ela embarca em uma jornada de autodescoberta e coragem para enfrentar desafios inimagináveis e restaurar sua família ao mundo exterior.

Piores filmes

A seguir, as obras que, mesmo com a assinatura Ghibli, não conseguiram criar a conexão emocional e o deslumbre mágico que caracterizam as melhores criações do estúdio.

1. ‘Aya e a Bruxa’ (2020)

A história de Aya, uma jovem que encontra sua rotina transformada ao ser adotada por uma bruxa.

Conduzida para uma casa assombrada, Aya enfrenta desafios inesperados, mas, com determinação, ela busca controlar o sobrenatural ao seu redor.

Para isso, ela desafia as expectativas e descobre o poder que reside dentro de si.

2. ‘Contos de Terramar’ (2006)

Nesse reino mágico, algo sinistro assola a terra, alterando a própria essência do local. O poderoso arquimago Ged parte em uma jornada para investigar os estranhos eventos e, durante essa busca, encontra o Príncipe Arren, um adolescente atormentado.

3. ‘Meus Vizinhos, Os Yamadas’ (1999)

Em um retrato fragmentado da vida cotidiana, o filme segue a família Yamada em uma série de quadros curtos. Desde as demandas dos pais para que o filho estude mais até as crises existenciais do adolescente.

4. ‘Pom Poko: A Grande Batalha dos Guaxinins’ (1994)

Os guaxinins das colinas de Tama enfrentam uma ameaça à medida que são expulsos de seus lares pelo avanço da civilização.

Buscando resistir, tais guaxinins desencadeiam seus poderes de transformação, em uma tentativa muitas vezes hilária de assustar o progresso humano.

5. ‘O Reino dos Gatos’ (2002)

Aqui conhecemos a história de Haru, uma garota preguiçosa que salva um gato misterioso e, em troca, é convidada a visitar um reino mágico de felinos.

No entanto, sua estadia toma um rumo inesperado quando descobre que está destinada a se casar com o Príncipe Lune e enfrentar uma transformação mágica.

você pode gostar também