Square Enix vai apostar no uso 'agressivo' de IA em 2024

Presidente da companhia do setor de games divulgou a ação por meio da carta oficial de ano-novo. A ideia é otimizar processos internos.

O presidente da Square Enix, Takashi Kiryu, fez um anúncio recente que agitou o mercado de games. Ele informou que a companhia adotará uma postura “agressiva” na inserção da inteligência artificial (IA) em etapas de desenvolvimento e distribuição.

O executivo, à frente da empresa desde o ano passado, divulgou tal informação pela tradicional carta de ano-novo, assinada todos os anos pelo presidente da companhia.

Kiryu fala sobre a inteligência artificial em dois trechos específicos do texto. No primeiro, ele aponta que, apesar dos debates atuais, o ChatGPT facilitou a disseminação de IAs generativas e deixou bastante claro que o uso possível não está limitado ao texto.

“Os meses seguintes foram acompanhados de uma rápida sucessão de lançamentos de novos serviços e conteúdos que expandiam a IA generativa para uma série de domínios próximos ao entretenimento digital, incluindo imagens, vídeos e música”, expôs Kiryu.

Na visão do presidente da Square Enix, esses sistemas têm poder de reconfigurar processos internos da companhia, incluindo os de programação.

Inserção de IA nos processos da Square Enix trabalha com expectativas de médio e longo prazo – Foto: Square Enix/Reprodução

O grande anúncio

Foi no segundo trecho sobre inteligência artificial que o empresário fez o importante comunicado:

“Pretendemos ser agressivos ao aplicarmos IA e outras tecnologias de ponta tanto no desenvolvimento de conteúdo quanto nas funções de distribuição. A curto prazo, nossa meta é melhorar a produtividade no desenvolvimento e atingir mais sofisticação nas estratégias de marketing”, informou Kiryu.

Ele disse ainda que, a longo prazo, a ideia é impulsionar as tecnologias para criar novas formas de conteúdo.

“Acreditamos que inovações tecnológicas representam oportunidades de negócios”, justificou.

Iniciativas

Desde que assumiu o cargo, o executivo implantou uma série de medidas. Algumas delas foram mencionadas por ele no texto de ano-novo, como o veto a determinados jogos em desenvolvimento e o plano de dar mais recursos a times internos.

Um projeto da gestão de Kiryu é padronizar processos e melhorar a eficiência e a comunicação entre as equipes de produção e distribuição. Ele não deu mais detalhes sobre como pretende implantar os sistemas de IA na rotina da empresa.

Vale lembrar que um dos diretores de ‘Final Fantasy VII Remake‘ já falou sobre criar uma ferramenta de IA para facilitar a animação facial e a sincronização labial.

O antecessor de Kiryu na presidência da Square Enix, Yosuke Matsuda, havia dito na última carta que o foco da empresa seria no universo das blockchains/Web 3.0. O atual presidente disse que essa medida permanecerá.

você pode gostar também