Por que Dumbo não foi ‘Mamífero do Ano’ na revista TIME?

A Segunda Guerra Mundial conseguiu alterar os planos da revista TIME em 1941.

Este ano, a tradição da TIME de homenagear a Pessoa do Ano destacou uma figura surpreendente: Taylor Swift, uma artista cujo impacto na cultura reverberou de maneira notável.

Contudo, nem sempre a escolha foi tão previsível. Em 1941, a revista tomou uma decisão peculiar e satírica, ao considerar Dumbo, o elefante voador da Disney, o ‘Mamífero do Ano’.

Dumbo voaria na capa da TIME?

Cena do filme ‘Dumbo’, de 1941 – Imagem: Disney/Reprodução

O mundo estava mergulhado na Segunda Guerra Mundial, e a ideia de destacar um personagem de desenho animado como símbolo do ano parecia estranha, para dizer o mínimo.

Baseado no livro ‘Dumbo, o Elefante Voador’ de Helen Aberson e Harold Pearl, o filme da Disney contava a história de um elefante bebê explorado em um circo, devido às suas orelhas desproporcionalmente grandes, que, no fim, o capacitaram a voar.

Dumbo, em 1941, era, de certa forma, o equivalente a Baby Yoda nos dias atuais. A revista TIME estava tão comprometida com tal decisão que encomendou artistas da Disney para criarem uma representação em preto e branco do personagem como capa da edição de 29 de dezembro.

Porém, a história tomou um rumo inesperado com o ataque a Pearl Harbor.

Dumbo seria o ‘Mamífero do Ano’ na TIME – Imagem: TIME/Reprodução

A notícia do ataque à base naval norte-americana mudou completamente o cenário. A guerra virou uma prioridade urgente, tornando inapropriada a ideia de um elefante de desenho animado como destaque na capa.

A TIME teve de ajustar rapidamente seus planos e colocar o General Douglas MacArthur na capa, a fim de refletir a seriedade do momento.

Embora Dumbo nunca tenha substituído oficialmente a Pessoa do Ano da TIME, a revista ainda dedicou páginas ao personagem em sua edição, considerando-o um refúgio cativante em meio às tragédias da época.

A publicação afirmou que, embora Dumbo possa não ser um herói folclórico dos EUA, ele certamente era ‘o mamífero do ano’.

você pode gostar também