Mistério espacial revelado: tomate perdido no espaço é resgatado por astronauta
Fruto reapareceu após ficar perdido por um ano no vácuo do espaço sideral.
O universo ainda é uma fonte de inúmeros mistérios e curiosidades. Afinal, trata-se de um local muito pouco explorado que pode guardar grandes surpresas.
Porém, com o nível de exploração que a nossa tecnologia já possibilita, temos algumas informações bastante interessantes sobre a imensidão estelar.
Um fato curioso ocorreu recentemente com um astronauta chamado Frank Rubio. O acontecimento foi tão inusitado que houve até uma investigação de meses para resolver tudo.
Mas, afinal, o que o profissional pode ter feito que motivou tanto alarde?
Entenda o ocorrido
Fruto é encontrado após um ano à deriva no espaço – Imagem: Internet/Reprodução
Basicamente, Rubio conseguiu a façanha de perder um tomate cultivado no espaço, logo no começo deste ano de 2023.
Lembrando que esse tipo de experimento já ocorre há bastante tempo e visa saber como as plantas reagem a atmosferas diferentes da terrestre.
“Eu o coloquei em um saquinho, e um dos meus colegas de tripulação estava fazendo um evento público com algumas crianças da escola, daí pensei que seria legal mostrar para as crianças – ‘Ei pessoal, este é o primeiro tomate colhido no espaço’”, disse o cosmonauta em um evento de imprensa em outubro.
“Eu estava bastante confiante de que o prendi com velcro onde deveria prender… depois voltei, e ele tinha sumido”, conclui Rubio.
Diante dessas declarações, levantou-se a hipótese de que o astronauta teria mentido apenas para ganhar visibilidade.
Entretanto, de acordo com especialistas, em um ambiente de microgravidade, objetos que não são presos a uma parede podem flutuar para longe. Por essa razão, Frank Rubio perdeu entre oito e vinte horas em busca do tomate.
“Infelizmente – porque é da natureza humana – muitas pessoas pensam: ‘Ele provavelmente comeu o tomate’. E eu queria encontrá-lo principalmente para provar que não o comi”, desabafa o astronauta.
Porém, infelizmente o homem não encontrou o fruto antes de voltar para o planeta em 27 de setembro.
A tripulação, com sete indivíduos que ficaram na estação espacial, alegaram que finalmente encontraram o alimento perdido por seu colega, apesar de não revelarem onde ele estava.
“Podemos inocentá-lo“, brincou a astronauta Jasmin Moghbeli.