Conheça o primeiro site da internet!
Embarque em uma viagem ao passado digital e explore a primeira página a ficar acessível na web.
A internet teve seu início com um site simples, porém fundamental para a evolução da tecnologia digital.
Esse primeiro site, criado nos laboratórios do CERN, está ainda acessível, assim permite uma visão única da origem da World Wide Web (WWW).
O primeiro site da internet
Tim Berners-Lee, um cientista britânico, foi o responsável por desenvolver a primeira página da história da web.
Seu trabalho no CERN, local também conhecido por abrigar o Grande Colisor de Hádrons, marcou um ponto de virada na forma como acessamos e compartilhamos informações.
Esse acontecimento aconteceu em 20 de dezembro de 1990, um momento histórico para a tecnologia da informação.
Primeiro site da história da internet ainda pode ser acessado – Imagem: Science Photo Library/Canva Pro/Reprodução
Hoje, ao visitar o endereço, percebemos o quão longe chegamos desde então. A internet, que começou com uma página simples, agora é um labirinto de redes sociais complexas, sites com designs sofisticados e uma infinidade de informações.
Uma característica interessante desse primeiro site é a introdução do conceito de hyperlink, uma inovação que transformou a maneira como navegamos na web.
A ideia de clicar em uma palavra para ser redirecionado a outro local na internet parece trivial hoje, mas na época representou um avanço significativo.
Sem essa funcionalidade, a navegação na web seria muito mais complexa, talvez até exigiria que digitássemos endereços de sites manualmente a cada visita.
Tal tecnologia, agora tão básica, foi um grande salto para frente, viabilizou o acesso à informação e interconectou o mundo de maneira nunca antes vista. O crescimento da internet foi exponencial após a criação do primeiro site.
Em 1992, havia dez páginas publicadas, número que subiu para mais de 3 mil em 1994. Em 1996, mais de 2 milhões de endereços foram publicados, e o Google foi lançado para ajudar os usuários a encontrarem o que procuravam na internet.
O site original de Berners-Lee foi “extinto” em meio ao sucesso e crescimento do projeto, mas, em 2013, historiadores da internet lançaram um projeto para recuperá-lo. Você pode visitá-lo ao clicar aqui.
Descobriu-se que Berners-Lee havia feito uma cópia de todo o seu site original em um disquete, que foi rastreado e usado para republicar a página.
Hoje, ele existe como uma espécie de exposição online, que qualquer pessoa pode visitar e conhecer o passado digital.