Quais foram os emojis mais usados pelos jovens do Brasil em 2023? Instagram revela
Pesquisa detecta comportamentos e tendências da Geração Z no Brasil e em outros países. Veja diferenças e emojis mais utilizados.
O Instagram divulgou os resultados da pesquisa “Vem na Trend 2024”, feita em parceria com a WGSN e que revela quais foram os emojis mais utilizados pelos jovens do Brasil em 2023.
Focada em desvendar as tendências de comportamentos dos jovens na internet, a pesquisa mostra ainda questões importantes sobre a Geração Z, e não só no Brasil, mas também nos Estados Unidos, Reino Unido, Índia e Coreia do Sul.
O estudo consegue delimitar os temas que são importantes para essa geração e o que eles mais buscam ou consomem nas redes, como famosos, estilo de vida, relações de namoro e amizade, e outros.
Emojis mais utilizados no Brasil em 2023
Qual é o seu emoji favorito? Geração Z brasileira ama corações e risadas. Foto: Reprodução
Entre os jovens de 16 a 24 anos, no Brasil, o uso recorrente de alguns emojis específicos chamou a atenção. Ficou claro que eles gostam bastante de emojis de coração e de risadas.
Conforme os resultados obtidos, os cinco emojis mais utilizadas pela Geração Z brasileira, em 2023, foram:
1 – ❤️
2 – 🥰
3 – 😂
4 – 😍
5 – 🤣
Geração Z do Brasil é diferente
A pesquisa constatou, também, elementos do comportamento da Geração Z do Brasil que diferem um pouco dos dados mundiais ou de outros países.
Um aspecto pontuado pelo relatório é o fato de que os jovens brasileiros são mais corajosos em “dar like” na hora do flerte e “trocar follow” para solicitar o número de telefone da pessoa.
Fora isso, outros fatores também chamaram a atenção, como o interesse maior pelo uso de redes sociais, com o objetivo de ficar por dentro das tendências, tanto na moda quanto na tecnologia. Em outros países, o interesse maior é manter contato com familiares e amigos.
No Brasil, o percentual de jovens (42%) que levam em consideração o interesse de outra pessoa por memes para analisar se tem alguma conexão com ela é maior do que a nível mundial (30%).
Relação com celebridades e outras tendências
A pesquisa “Vem na Trend 2024” desvenda, ainda, que os brasileiros têm uma forte relação com assuntos ligados a celebridades. Mais de 68% dos integrantes da Geração Z admitiram ter enviado uma mensagem direta para algum ídolo ou influenciador famoso.
Essa temática é tão presente que, de cada quatro pessoas, três disseram fazer parte de algum “fandom”. Os principais são ligados a programas de TV e animes (32%), cantores e bandas (28%) e videogames (23%).
O estudo demonstrou, também, algumas tendências de comportamento, como: a geração Z do Brasil é mais propensa a apagar fotos com o ex, após o término (32%) e deseja ter práticas mais sustentáveis de moda (comprar menos, customizar, apoiar comércio local e outras).
Para 2024, eles desejam, principalmente, autoaperfeiçoamento e desenvolvimento pessoal, com uma rotina mais saudável, viagens e preocupação focada em um plano de carreira.