Controlar sonhos é possível? Descubra como sonhar de forma lúcida
Entenda como os sonhos lúcidos funcionam e veja estratégias que prometem domínio sobre esse fenômeno.
Todas as pessoas sonham em algum momento da vida, e isso faz parte do processo do sono.
Quando o corpo repousa, o cérebro também aproveita para fazer o mesmo, e é aí que ocorrem os sonhos. Mas será possível para o ser humano controlar o processo de sonhar? Segundo estudos mais recentes, sim, isto pode ser feito, porém com ressalvas.
Os chamados sonhos lúcidos, que ocorrem quando o indivíduo tem consciência de que está sonhando, são um fenômeno bastante intrigante e que tem sido pesquisado há várias décadas.
A maior pesquisa realizada sobre o tema até os dias de hoje conseguiu identificar as melhores estratégias para auxiliar as pessoas a obterem controle sobre isso.
Por meio de algumas práticas específicas, um indivíduo é capaz de aumentar a probabilidade de controlar um sonho.
Logo, de acordo com uma meta-análise, descobriu-se que cerca de 55% dos adultos já experimentaram tal processo pelo menos uma vez na vida.
Posteriormente, 23% costumam vivenciar essa experiência com certa regularidade, no mínimo uma vez por mês.
Portanto, essas informações comprovam que os sonhos lúcidos não são tão raros quanto se pensava e podem ocorrer com uma frequência considerável.
Assim, graças a um levantamento realizado com 107 voluntários adultos, que relataram ter pelo menos uma experiência dessas no ano, foi possível descobrir algumas dicas valiosas sobre o tema.
É possível controlar sonhos?
Você já teve sonhos lúcidos? – Imagem: Yuganov Konstantin/Shutterstock
Resumidamente, as pessoas podem, sim, controlar seus sonhos, uma vez que tal fenômeno já foi confirmado por estudos científicos.
Porém, isso requer bastante disciplina e prática constante, já que o processo pode variar significativamente de um sonhador para outro.
Para começar, a pessoa pode registrar suas experiências por escrito e com o maior número de detalhes possíveis para conseguir obter ‘sonhos lúcidos’.
Isso ajuda a lembrar dos acontecimentos noturnos com mais detalhes e, consequentemente, a controlá-los melhor.
A segunda dica refere-se à fase REM do sono, ou seja, o último estágio que compreende o ciclo do adormecimento.
Essa etapa é conhecida pela ampla atividade cerebral, bastante semelhante à que ocorre quando estamos acordados. Assim, programe o despertador para te acordar meia ou uma hora antes do horário habitual.
O objetivo disso é despertá-lo justamente nesta fase, sem realizar movimentos bruscos ou abrir os olhos. Assim, será possível lembrar do que sonhou com mais facilidade.
Em seguida, concentre-se nesse estado até adormecer novamente, de modo a continuar o sonho. Quando esse processo ocorrer, as chances de ter um sonho lúcido são bem maiores.
Contudo, caso não dê certo, ao menos você poderá iniciar outro sonho bom.
Durante as horas em que estiver acordado, pergunte-se constantemente se você está dormindo. Isso pode parecer algo bobo a princípio, mas, ao fazer isso frequentemente, é possível adquirir a habilidade de realizar o mesmo questionamento enquanto se está dormindo.
Desse modo, aos poucos, desenvolvemos a capacidade de distinguir quando estamos sonhando e de controlar aquela realidade onírica.