Comprovadas pela ciência, estas 7 técnicas vão aumentar seu QI
O desenvolvimento do QI é uma tarefa contínua na vida de cada pessoa. Veja hábitos eficazes que te ajudam nessa missão!
A inteligência é algo extremamente importante. Muito se fala sobre os índices de QI, com a realização de testes e aferições para saber o nível de cada pessoa.
A boa notícia é que, ao longo do tempo, a ciência conseguiu desenvolver técnicas que ajudam a elevar essa taxa e, melhor do que isso, de maneira comprovada.
Se você está em busca de métodos para evoluir e elevar o próprio nível de inteligência, vale a pena ficar atento às tendências atuais.
Para te ajudar nessa missão, vamos mostrar abaixo sete técnicas que ajudam a melhorar o índice de QI. Acompanhe!
1. Jogos de memória
Jogos de memória e palavras-cruzadas são essenciais para elevar o desenvolvimento cognitivo. Isso está associado ao fato de que o raciocínio e a linguagem são dois fatores cruciais para determinar graus de inteligência.
Imagem: Reprodução
2. Controle executivo
Ainda no universo dos games, jogos como quebra-cabeça e Scrabble são importantes para ampliar a capacidade de tomada de decisão e gerenciamento de tarefas complexas.
3. Leia com frequência
Outro hábito que auxilia na melhora do QI é manter leituras frequentes, principalmente em ambiente familiar. Isso ajuda a desenvolver a linguagem e a cognição, especialmente em crianças.
4. Aprenda novos idiomas
Uma forma de ampliar o conhecimento e influenciar no índice de QI é estudar outros idiomas, principalmente desde a infância. Esse hábito ajuda a ampliar as habilidades cognitivas, algo que se torna um pouco mais difícil na fase adulta.
5. Aprenda a tocar instrumentos musicais
Um hábito que tem influência positiva na inteligência, tanto de crianças quanto de adultos, é tocar instrumentos musicais. O mesmo vale para ouvir música.
6. Estude sempre
Estudos já comprovaram o efeito positivo da educação contínua. Quanto mais você estuda, melhor é a sua inteligência. A estimativa é de que o QI pode aumentar até cinco pontos por cada ano adicional de estudo.
7. Raciocínio visuespacial
Outras atividades que também ajudam na melhora do QI são aquelas que envolvem labirintos e modelos 3D, os quais influenciam no raciocínio visoespacial. Isso também está relacionado ao desempenho acadêmico.