Você sabia? Inteligência artificial já existia nos fantasmas de 'Pac-Man'
Embora em uma versão rudimentar, inteligência artificial já desempenhava um papel fundamental no famoso game dos anos 80.
“Pac-Man“, o jogo eletrônico que conquistou gerações desde o seu lançamento, em 1980, revela uma intrigante aplicação primitiva de inteligência artificial (IA). Hoje em uma ampla esfera de estudo, uma IA mais rudimentar encontrou um papel importante nesse clássico dos arcades.
Com cores vibrantes, os quatro antagonistas do jogo, Blinky, Pinky, Inky e Clyde, apresentam comportamentos distintos. Isso enriquece a experiência lúdica e garante a relevância contínua de “Pac-Man” na cultura dos videogames.
Como cada fantasma de ‘Pac-Man’ funciona?
A IA empregada nesse contexto segue o paradigma da Inteligência Artificial Limitada, ou IA fraca, operando conforme parâmetros pré-definidos em um ambiente controlado.
O comportamento dos fantasmas é segmentado em quatro modos: perseguição, dispersão, medo e devorados. Os dois últimos são ativados quando o jogador devora uma bolinha especial, tornando os fantasmas vulneráveis.
A essência da estratégia dos fantasmas reside em alternar entre os modos de perseguição e dispersão, ampliando a agressividade à medida que os níveis avançam.
Toru Iwatani, o designer de “Pac-Man“, visava proporcionar um desafio equilibrado ao jogador, evitando uma perseguição incessante que poderia ser estressante.
Sendo assim, os fantasmas atacam em ondas, recuando e reagrupando-se em um ciclo que se repete, criando uma dinâmica de jogo mais natural e menos opressiva.
Veja abaixo, de forma detalhada, como cada um deles funciona.
1. Clyde
Imagem: Pac Man/Reprodução
O imprevisível Clyde parece desinteressado, vagando a uma distância segura de “Pac-Man”. No entanto, quando se aproxima, sua inteligência artificial muda de tática, adotando um modo de perseguição similar ao de Blinky, antes de retomar seu passeio casual ao atingir a margem segura de oito casas de distância.
2. Pinky
Imagem: Pac Man/Reprodução
O estrategista, Pinky, busca sempre estar dois passos à frente do jogador. Antecipando os movimentos de “Pac-Man”, ele tenta encurtar caminhos, visando encurralar o jogador.
Durante o modo de dispersão, Pinky se dirige ao canto superior esquerdo, aguardando o próximo round de perseguição.
3. Blinky
Imagem: Pac Man/Reprodução
O incansável perseguidor, Blinky é a primeira ameaça a ser enfrentada. Seu modus operandi é simples: identificar a posição de “Pac-Man” e persegui-lo, decidindo sua rota com base na distância entre eles.
Durante o modo “espalhar”, ele se dirige ao topo direito da tela, mas ao alcançar uma certa contagem de bolinhas devoradas, Blinky torna-se implacável em sua perseguição.
4. Inky
Imagem: Pac Man/Reprodução
O enigmático Inky tem uma abordagem mais complexa, permanecendo imóvel até 30 bolinhas serem consumidas.
Seu comportamento de perseguição é influenciado pelas posições tanto de “Pac-Man” quanto de Blinky, criando uma tríade de movimentos calculados que desafiam o jogador a pensar rapidamente.