Nada de periféricos não autorizados: Microsoft inicia bloqueios de acessórios não licenciados
Se você é daqueles que usam acessórios falsificados ou não licenciados no Xbox, essa notícia pode não ser muito boa. Confira todos os detalhes!
Usuários que utilizam periféricos não licenciados estão com os dias contados, pois a Microsoft vai iniciar o bloqueio de controles e acessórios não autorizados para Xbox.
Sendo assim, jogadores que conectam dispositivos não oficiais aos seus consoles da marca estão sendo confrontados com mensagens de erro, indicando a proibição.
Os primeiros indícios desse fenômeno foram observados por usuários e investigados pelo site Windows Central. Geralmente, pessoas que usam controles não oficiais começaram a receber a mensagem de erro “0x82d60002”.
Esse código, segundo o suporte da Xbox, indica que o acessório conectado não foi fabricado pela Microsoft ou por um dos parceiros licenciados de hardware do Xbox.
Empresas que fabricam acessórios para Xbox são afetadas
A descrição do erro explica que, depois de uma conexão de um acessório não autorizado, há o recebimento do código de erro “0x82d60002” no Xbox.
Sendo assim, após o ocorrido, o usuário tem apenas mais duas semanas para utilizar o acessório. Quando esse período acabar, o acessório será completamente bloqueado.
A Brook Gaming, uma das desenvolvedoras de acessórios não licenciados da Microsoft, já divulgou um comunicado no Twitter. Nele, a empresa confirma que seus adaptadores estão sendo bloqueados nos consoles e os usuários podem enfrentar interrupções.
A empresa também publicou uma lista dos itens já bloqueados, seja de forma total ou de forma parcial. Além dos produtos da Brook Gaming, acessórios como XIM, Cronus Zen e ReaSnow S1 podem enfrentar os mesmos bloqueios nos consoles Xbox. Confira:
Os motivos que levaram a Microsoft a adotar essa medida não foram revelados, mas claramente focam em restringir o desenvolvimento de acessórios por terceiros para os consoles da marca. Essa ação também pretende incentivar o consumo de produtos originais do Xbox.
Apesar de tudo, é bom lembrar que essa medida não deve afetar controles produzidos por empresas parceiras da Microsoft. Entre elas estão SCUF, Turtle Beach e Razer, ou acessórios com o selo Design for Xbox.
Então, usuários que contam com essas marcas em suas coleções podem ficar tranquilos.