Netflix encerra plano básico no Brasil e aposta em conteúdo patrocinado
À medida que a Netflix se concentra em impulsionar assinaturas no plano com anúncios, a assinatura básica será descontinuada em breve.
Em um movimento estratégico que visa redefinir a oferta de planos no Brasil, a Netflix anunciou que a modalidade Básica será descontinuada a partir do final deste mês.
Essa decisão foi revelada durante a apresentação dos resultados financeiros da empresa no último trimestre, realizada na quarta-feira (18/10). A medida faz parte de uma estratégia mais ampla da Netflix para impulsionar as assinaturas no plano com anúncios.
Com exclusão do plano básico, quais opções restam?
Essa mudança significa que os usuários do serviço de streaming no Brasil não terão mais a opção de assinar o plano mais simples, que não exibia propagandas.
O plano básico, que anteriormente custava R$ 25,90 por mês e oferecia suporte para uma única tela e conteúdo em alta definição (HD), será retirado do catálogo. A opção mais acessível sem anúncios passa a ser o plano padrão, que custa R$ 39,90.
Imagem: Cottonbro Studio/Pexels
O encerramento do plano básico será implantado a partir da próxima semana. Além do Brasil, em outros países, como Alemanha, Espanha, Japão, México e Austrália, a empresa passa a oferecer uma opção a menos de assinatura.
Inicialmente, essa mudança se aplica apenas a novos assinantes ou àqueles que estiverem renovando suas assinaturas, ou seja, os atuais usuários não serão afetados imediatamente. Porém, é provável que a transição completa ocorra em breve.
A Netflix planeja adicionar a capacidade de fazer downloads aos conteúdos disponíveis no plano Padrão com Anúncios, mas não especificou uma data para a implementação desse recurso.
No que diz respeito aos preços, a plataforma confirmou que não pretende realizar alterações no Brasil, ao menos não por enquanto. A ênfase da empresa está em impulsionar o volume de usuários na modalidade padrão com anúncios, que atualmente custa R$ 18,90 mensais.
Esse plano é uma parte estratégica da geração de receita da Netflix e tem como objetivo estimular mais pessoas a aderirem a essa modalidade, atraindo, assim, mais anunciantes.
Essa mudança na estratégia da Netflix reflete a busca contínua da empresa por formas de aumentar sua base de assinantes e fortalecer seu modelo de negócios.
À medida que o mercado de streaming evolui, a Netflix está se adaptando para atender à necessidade de seus consumidores e às oportunidades de receita, abrindo novos caminhos para o futuro do entretenimento on-line.